Quem cuida da mente, cuida da vida!

Esse mês de janeiro foi eleito o mês da campanha Janeiro Branco para conscientizar as pessoas da importância em investir na saúde mental, a cuidar da mente e assim aumentar o bem-estar. Para maiores informações sobre a campanha, acesse o site: www.janeirobranco.com.br.

O que seria exatamente a saúde mental? É entender, conhecer, aceitar e respeitar a si mesmo e as próprias limitações; é cuidar das emoções, é ter uma vida de qualidade, tanto emocional quanto psíquica e espiritual, é apreciar o viver, é conectar-se e relacionar-se com as pessoas, é saber lidar com o stress e com as adversidades. A saúde mental implica em algo muito além do que ausência de doença ou transtorno mental. Envolve o físico, o mental, o social. Então, analise por um instante e responda: como está a sua saúde mental ?

A Organização Mundial da Saúde elegeu a depressão como a doença mais incapacitante do século XXI e o suicídio a segunda maior causa de morte no mundo das pessoaas de 15 a 29 anos. E ainda segundo a OMS, 1 em cada 4 pessoas tem ou terá algum transtorno mental.

Há pouco, algumas pesquisas divulgaram as maiores buscas na internet são “como ser mais feliz”, “como ser uma pessoa melhor” ,”como ser menos ansioso”, “como ser mais produtivo”. Porém , as respostas encontradas na internet são informações e dicas generalizadas, a verdadeira resposta está dentro de cada indivíduo, visto que cada um tem as suas questões pessoais. Normalmente as pessoas buscam encontrar respostas para dores que estão sentindo e, na maioria das vezes, têm medo ou vergonha de compartilhar.

Então, o meu convite é : por favor, invista na sua saúde mental! Vale a pena, vale a vida! Busque uma ajuda adequada, se for preciso. Saiba que isso não é vergonha nenhuma. Nós não cuidamos do nosso corpo físico quando ficamos doentes? Então, é a mesma coisa: cuidar da mente para nos sentirmos melhor!

Mens sana in corpore sano, ou seja, mente sã em corpo são é uma citação que diz que a saúde do corpo e da mente andam juntas, estão em interação o tempo todo . Então, considerando que para ser uma pessoa saudável precisamos buscar o equilíbrio entre mente e corpo, um desajuste emocional pode afetar nosso corpo, assim como uma alteração, uma dor no corpo pode afetar a nossa mente.

E hoje estou aqui para lhe dizer que existem alternativas diversas para resolver seus problemas, soluções e saídas para as suas dores, existe um motivo para a sua existência e maneiras para lidar com as adversidades da vida e conflitos internos.

Acompanhe nossos vídeos no canal do Youtube: Isabela Capelão, marque uma sessão e conheça técnicas que podem ajudar você a ter uma mente saudável.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.