Prática ortomolecular – Medicina integrativa

Este texto é uma contribuição exclusiva do Dr. Cristiano Miranda, médico especialista em cardiologia, pós graduado em psicologia e medicina integrativa, formação em coaching e medicina chinesa.

Hoje vou te explicar o que é a prática ortomolecular, uma das formas mais modernas de tratamento da medicina integrativa.

Vamos lá!

A maior parte das doenças são causadas por desequilíbrios moleculares  que são corrigíveis pela administração dos nutrientes  Ortho (palavra grega que significa “certo”) no momento e em quantidade certas. O termo “ortomolecular”, foi usado duas vezes pelo vencedor do Prêmio Nobel e biólogo molecular, Linus Pauling, Ph.D., em seu artigo sobre psiquiatria ortomolecular publicado em 1968 na revista acadêmica Science. Pauling utilizou o termo para descrever uma abordagem destinada a corrigir o ambiente molecular dentro do corpo.

A prática ortomolecular (uma maneira de praticar a medicina) é uma modalidade da medicina integrativa (medicina que integra as várias formas de tratamento e não exclui os diversos tipos de cuidado a saúde), se baseia na avaliação e manutenção nutricional e bioquímica do corpo humano através de uma alimentação saudável, suplementação de nutrientes essenciais e substâncias naturais quando houver indicação (vitaminas, aminoácidos, oligoelementos e fitoterápicos).

É fundamental a identificação e tratamento da inflamação crônica e formação excessiva de radicais livres (estresse oxidativo) prejudiciais à saúde. A terapia ortomolecular (usar substâncias no momento em quantidades certas) difere da medicina tradicional por tratar as causas não apenas as consequências das doenças e dos  distúrbios moleculares, atuando na prevenção e manutenção da saúde bem-estar e disposição.

A quem está indicada a prática ortomolecular?

  • Bem-Estar e Prevenção de doenças
  • Longevidade, saudável
  • Emagrecimento
  • Hipertrofia e desempenho esportivo (aeróbico e força)
  • Cansaço ou fadiga extrema
  • Obesidade
  • Performance mental (reduzir ansiedade, melhora foco, concentração  e memória)
  • Desenvolvimento saudável para adolescentes

Gostou do assunto? Se quiser saber um pouco mais sobre esse tema,  entre em contato com Dr. Cristiano Miranda:

Dr.Cristiano Miranda CRM-MG 34339.
– Médico especialista em Cardiologia.
– Pós graduado em Medicina esportiva e Psicologia.
– Formação em Coach e Medicina Chinesa.
– Atua com Medicina Integrativa e prática ortomolecular.

Site: www.drcristianomiranda.com.br  /  Tel : 31- 25120936 ou 31- 32240030

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.