As emoções positivas aumentam o bem-estar

Muitos são os estudiosos que buscaram compreender a felicidade, mas ainda não existe consenso ou uma fórmula comprovada para que as pessoas vivam com mais qualidade de vida e de maneira mais harmoniosa.

Na abordagem proposta pela chamada psicologia positiva, os pesquisadores entendem que estudar os aspectos saudáveis dos seres humanos pode ser um caminho interessante para isso. Analisando condições e processos que contribuem para a prosperidade dos indivíduos e comunidades, Dra. Barbara Fredrickson, pesquisadora, Ph.D e professora do Departamento de Psicologia da Universidade da Carolina do Norte (EUA), propôs a teoria das emoções positivas.

Confira neste texto quais são as emoções positivas e como elas contribuem para sua qualidade de vida.

A psicologia positiva é uma área de estudo que tem se destacado nos últimos anos, sobretudo relacionados à saúde mental e ao bem-estar.  Ela se diferenciou ao analisar as experiências positivas como contentamento, satisfação, otimismo, esperança e alegria e entender suas motivações, deixando de focar apenas nos problemas e doenças.

Esses estudos ainda são relativamente novos. Foi um desafio desmistificar os estudos da mente e provar que algumas intervenções são capazes de melhorar, e muito, a sua qualidade de vida das pessoas.

A importância da psicologia positiva se dá principalmente pela busca de estratégias, conhecimentos e informações que possam ajudar as pessoas a viverem de uma maneira mais consistente,  feliz e harmoniosa. Isso não significa uma vida isenta de tristezas, mas saber lidar melhor com os problemas, superá-los e crescer com eles.

Pensando em todos esses aspectos, a Dra. Barbara Fredrickson se interessou por essa abordagem da psicologia e desenvolveu a teoria das emoções positivas. A professora apostou nesses estudos da psicologia positiva, pois ela entendeu que estudar emoções positivas seria um caminho interessante para construir felicidade. E suas pesquisas comprovaram que, para elevarmos nosso bem-estar no dia a dia, precisamos de uma proporção de três emoções positivas para uma emoção negativa.

As 10 emoções-chave da psicologia positiva 

Mas quais são as emoções positivas? Ela definiu dez emoções-chave. Veja no próximo tópico quais são elas e quais as características de cada uma.

1- Alegria

A alegria está entre as emoções mais conhecidas. Ela nos causa uma sensação de entusiasmo e nos deixa mais bem-humorados. Geralmente ocorre quando algum acontecimento corresponde ou supera as nossas expectativas.

2- Gratidão

É a capacidade de reconhecer e agradecer pelas situações e dádivas que a vida nos proporcionou. Isso faz com que busquemos cada vez mais situações positivas, além do desejo de retribuir aquilo que consideramos um presente.

3- Serenidade

A serenidade é uma emoção ligada à sensação de segurança e de uma satisfação prolongada, que proporciona uma leveza interior. Geralmente é alcançada após uma pausa nos pensamentos, nas ações desenfreadas e a uma conexão maior com o seu íntimo.

4- Inspiração

Já no caso da inspiração, tem muito a ver com a vontade, a superação, algo que nos motiva a agir, buscando ser cada vez melhor.

5- Orgulho

Está ligado ao nosso senso de realização, de valorizar o que foi feito por nós ou por nossa equipe. Essa emoção nos ajuda a chegar mais longe e sonhar mais alto, porque sabemos que o resultado dessa ação foi positivo.

6- Diversão

A diversão se assemelha um pouco à alegria porque está ligada ao humor e à euforia. No entanto, a diferença principal é o componente social. Na diversão queremos compartilhar os momentos com pessoas queridas. Essa emoção está intimamente relacionada com as brincadeiras de criança e momentos de grande descontração.

7- Esperança

Ao contrário das outras, é uma emoção positiva que surge principalmente nos momentos difíceis. É a capacidade de acreditar que algo bom pode acontecer, mesmo diante das adversidades. Ela é importante porque nos faz desejar profundamente o melhor e nos dá forças para tentar mudar as situações negativas, contribuindo para nos tornar mais ativos e criativos.

8- Amor

Considerada uma das emoções mais importantes, é a responsável por despertar diversas outras emoções positivas. E está ligada principalmente aos relacionamentos e conexões que desenvolvemos com as pessoas.

9- Admiração

A admiração pode ser associada a pessoas e situações. Ela nos permite observar e aprender com o novo. Ficamos deslumbrados ou encantados por uma atitude, uma demonstração de conhecimento ou sabedoria, e até quando estamos contemplando uma bonita paisagem. Assim, passamos a respeitar e considerar mais algo ou alguém.

10- Interesse/Curiosidade

Essa emoção está ligada à vontade de explorar o novo e aprender mais. Ela surge principalmente nas atividades que criam desafios e novas possibilidades. Muitas vezes é usado para expressar curiosidade, ou pode compartilhar do conceito de desafio e motivação intrínseca.

O que a Psicologia Positiva vem comprovando é que as emoções positivas fortalecem a saúde física e mental, proporcionam maior longevidade e bem-estar.  Pesquisadores de vários lugares ao redor do mundo têm encontrado uma associação entre emoções positivas e aumento de alguns anos da expectativa de vida.

Além disso, a ampliação da vivência promovida pela emoção positiva ajuda na construção de recursos pessoais, na superação de contratempos futuros e no crescimento a partir deles. 

Então,  pode-se concluir que as emoções positivas têm um papel importante para o nosso bem-estar.

Comece a se observar, perceba as emoções positivas que estão mais presentes em sua vida e identifique quais delas você precisa estimular.

E como estimular ou evocar essas emoções?

Uma boa técnica é você relembrar um momento em que vivenciou fortemente a emoção que deseja evocar e lembrar-se dos detalhes e de tudo o que sentiu, revivendo como se fosse hoje.  E contar para alguém o acontecimento as sensações experimentadas.

No próximo post vamos  destacar o interesse ou curiosidade, emoção que nos torna capazes de enfrentar os desafios cada vez mais complexos e buscar sempre por novidades.

Um comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.