Alimentação: uma aliada no combate ao stress

alimentação saudável2

É cada vez maior o número de pessoas que sentem que 24 horas não são suficientes para realizar todas as tarefas do dia. E quando essa sensação se prolonga aparecem os sintomas do estresse; fadiga (física e mental), dificuldade de concentração, insônia, aumento ou diminuição do apetite, mau humor, agressividade, dores no corpo, enxaqueca, e tantos outros.

Precisamos administrar esses momentos para que os danos sejam os menores possíveis. E a alimentação é uma grande aliada. Alguns alimentos são ricos em vitaminas e minerais que nos proporcionam bem estar, tranquilidade e ajudam a reduzir o cansaço.

Os alimentos ricos em triptofano (aminoácido que ajuda na formação da serotonina, substância que induz o sentimento de bem-estar e felicidade) não podem faltar. Eles devem ser consumidos pela manhã, para que o seu efeito seja prolongado e possa ser sentido durante todo o dia. Banana, leguminosas (feijões, ervilha, grão de bico), sementes oleaginosas (nozes, castanhas) e laticínios são alguns exemplos.

alimentos-ricos-em-triptofano

Alimentos que combatem o stress

Outros alimentos como a aveia, ovos, carnes magras (aves e peixes) e alho, são ricos em vitaminas do complexo B, aminoácidos essenciais e magnésio, que estimulam a produção de serotonina. Melhorando o controle das emoções e do humor, reduzindo a ansiedade.

A vitamina C presente nas frutas (laranja, morango, acerola, abacaxi) trabalha no combate ao estresse, reduzindo o cansaço.

O acido fólico tem papel importante na prevenção da depressão. Não deixe de consumir verduras verde- escuras como; brócolis, couve, mostarda e espinafre.

É bom conhecer os alimentos que boicotam nosso bem estar e evitá-los. Doces, biscoitos e sobremesas com muito açúcar dão sensação de prazer imediato e explosão de energia, mas, duas horas depois, provocam uma queda acentuada do açúcar no sangue. Resultado: o pique e o astral vão embora. Evite também as frituras, café, refrigerantes, bebidas alcoólicas, carboidratos refinados (pães, bolos e massas com farinha branca); que surtem o mesmo efeito.

Eating Healthy

O antídoto mais eficaz contra o baixo-astral é a alimentação. Vale ressaltar também que uma boa noite de sono, ajuda a eliminar o estresse, pois durante o sono o organismo produz melatonina. Esse hormônio retira os radicais livres do organismo e oferece uma sensação de disposição e bem-estar. Fazer as refeições em um ambiente calmo e próprio para isso também são importantes para afastar esse mal.

Um exemplo simples de café da manhã para garantir alto astral durante todo o dia é uma boa vitamina de banana com aveia. Simples e rápido sem deixar de lado sua saúde!

Mariana Gomes – Nutricionista

www.prontomenu.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.