O Cérebro e a Mente

Untitled design (1)


Uma mente poderosa pode ser um mecanismo para grandes realizações na vida, tais como passar em um concurso, no exame de direção, ser promovido no trabalho, ser mais alegre, confiante, conquistar algo que deseja muito, ter sucesso e por aí vai.

Muitas vezes temos objetivos, sonhos, planos, infinitas construções mentais, mas poucas vezes nos determinamos a alcançá-los. Infelizmente essa é a vida da maior parte das pessoas.

Nossa maneira de pensar determina nossos sentimentos e consequentemente nossas ações. Por isso uma mente fortalecida pode fazer sua vida muito mais feliz e produtiva.

Mas antes de aprofundarmos mais nesse assunto, é importante diferenciar mente do cérebro. O cérebro é uma estrutura física, um órgão, considerado por muitos como o mais importante, que controla tudo o que um indivíduo faz. O cérebro humano é uma das estruturas mais interessantes originadas pelo processo de seleção natural.  Ele possui uma dimensão primitiva e irracional, que influencia em grande parte nosso comportamento.

A mente está relacionada às funções intelectuais superiores do cérebro e se manifesta através dele, é um sistema integrador de processos. De uma forma mais simples, a mente constitui o lugar da atividade psíquica, englobando operações conscientes e inconscientes, entre elas as emoções e os pensamentos.

O fato de exercitarmos mais ou menos a mente compromete o desenvolvimento do cérebro. Isto significa que o desenvolvimento da mente influencia o do cérebro, da mesma forma que o contrário acontece. O cérebro e a mente estão inter-relacionados.  Por isso, cuidar da saúde do seu cérebro já é o primeiro passo para ter uma mente em forma.

Você sabe o que é mente inconsciente e mente consciente? Como essas duas interagem e impactam nossas decisões, nossos comportamentos, formando quem realmente somos?

O inconsciente é um conceito que quase todos mencionamos uma vez ou outra, mas do qual nem sempre conhecemos o verdadeiro significado, nem as profundas implicações que acarreta. De maneira geral, a mente consciente corresponde a tudo o que temos consciência no momento. E a mente inconsciente corresponde ao processo mental em atividade sem nosso conhecimento, controlando as sensações corporais e produzindo pensamentos.

Não é o que acontece com você, mas, como você responde internamente ao que acontece que determina os seus pensamentos, sentimentos e, por último, as suas ações e comportamentos. A maior influência na sua atitude e personalidade é o que você diz a si mesmo e no que você acredita, ou seja, suas crenças.

Algumas crenças nos preservam , nos protegem, é preciso identificar aquelas mais irracionais, que não fazem sentido e apenas nos limitam. As crenças geram reforços ao longo da vida, que podem ser positivos ou negativos. Crenças limitantes são resultados de perspectivas negativas das experiências que vivenciamos. Muitas coisas que não conseguimos em nossas vidas são bloqueios que nós mesmos criamos, interpretações ou os outros (a sociedade, a família, a igreja, a mídia) que implantam em nossas mentes e tornando-as verdades absolutas.

Um dos segredos para utilizar a sua mente a seu favor é pensar positivo, sob outras perspectivas, criar mais alternativas para a mesma situação, mudando assim suas emoções e proporcionando novas maneiras de agir diante de situações desafiadoras.

Outro ponto muito importante é exercitar a mente. A vida é tão corrida, são tantas atividades durante o dia que fazemos algumas tarefas no piloto automático. Sabe aquelas situações do cotidiano das quais você não se lembra exatamente como fez? Se fechou realmente a porta de casa ao sair, se escovou os dentes ou se apagou a luz? Algumas ações são tão automáticas que nem sequer lembramos ao certo como fizemos. Neste caso é necessário exercitar/estimular sua mente, sair do automático e da zona de conforto. Mudar o trajeto para ir trabalhar, escovar os dentes com a mão oposta ao habitual, são simples mudanças que desenvolvem mais o cérebro.

Os exercícios cerebrais buscam ativar os hemisférios cerebrais, visando ampliar a área de utilização do cérebro, e assim melhorar a memória, aumentar o aprendizado, a concentração, a criatividade, o raciocínio lógico, além de contribuir com o processo de alívio do stress e prevenção de doenças psicossomáticas.

E para te auxiliar ainda mais nesse processo de compreensão do funcionamento da sua mente, a Meus Miolos conta com soluções eficientes para ajudá-lo(a) a identificar o que tem te impedido de conquistar o que deseja e alavancar o sucesso em qualquer âmbito da sua vida. Além de levar todo esse conteúdo para dentro das organizações, auxiliando no desenvolvimento de habilidades, de tomada de decisões e gerando aumento de produtividade e motivação.

Recentemente realizamos um evento, Sua Mente sob seu controle e devido ao sucesso do workshop, o inserimos dentre as nossas soluções.

E pensando em você que não pôde participar, criamos um infográfico do evento. Clique aqui para fazer download do conteúdo. Espero que goste!

 

2 comentários

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.