20 curiosidades sobre o cérebro humano

O cérebro é um lugar grande

1) O cérebro e suas conexões proporcionaram a manutenção da vida humana na terra.

2) Mais da metade do cérebro é composta por gordura.

3) O cérebro é dividido em dois hemisférios: direito e esquerdo.

4) O cérebro não tem receptores de dor, é por isso que neurocirurgias podem ser feitas enquanto o paciente está acordado.

5) O cérebro consegue dedicar os seus recursos a somente uma coisa de cada vez.

6) É possível aumentar a memória, a concentração e a agilidade mental com treinamentos regulares do cérebro.

7) A privação do sono aumenta a temperatura cerebral.

8) Os homens têm menos massa cinzenta do que as mulheres, mas têm mais massa branca e fluido cérebro espinhal.

9) A massa cinzenta é responsável por produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos. A substância cinzenta inclui regiões do cérebro envolvidas no controle muscular, percepção sensorial – como visão e audição, memória, emoções e fala.

10) O fato de saber que não estamos sozinhos é muito importante para o bem-estar do nosso cérebro. A simples presença de alguém ao nosso lado em momentos difíceis é um alívio para o estresse.

11) O cérebro em repouso produz energia suficiente para acender uma lâmpada de 25 watts.

12) Pensar, usando neurônios específicos para um mesmo assunto durante muito tempo, cansa. A função desse cansaço é impedir a hiperativação dos neurônios.

13) O cérebro produz seu próprio remédio contra a fadiga: dormir. Quando dormimos, o cérebro descansa mesmo sem parar de funcionar, e reorganiza as memórias do dia.

14) O nosso cérebro gasta 2% de massa corporal, que consome 25% da energia (500kcal/dia).

15) O cérebro do elefante tem três vezes o tamanho do cérebro humano e três vezes mais neurônios. Mas 98% dos neurônios estão localizados no cerebelo. O parâmetro relevante da capacidade cognitiva de uma espécie não deve ser o tamanho do cérebro, e sim o número de neurônios no córtex cerebral.

16) O cérebro tem uma capacidade incrível de aprender. O fator mais importantes que influencia no aprendizado é a motivação.

17) Receber carinho na infância ajuda o cérebro a formar uma resposta saudável ao estresse.

18) No momento em que o cérebro detecta algo inusitado, ele ativa o sistema de recompensa e como resultado promove a euforia e o bom humor.

19) O sistema sensorial humano envia ao cérebro cerca de onze milhões de bits de informação por segundo.

20) As emoções são a primeira sugestão que o cérebro emite sobre um determinado assunto, baseado no processamento da experiência vivida e acumulada ao longo dos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.