Planeje-se melhor e cumpra as suas promessas de ano novo

Já chegamos ao fim do primeiro mês de 2022. Como está o seu planejamento do ano?

Nossos objetivos para o ano novo nem sempre são alcançados por uma série de motivos como procrastinação, uso excessivo de redes sociais, falta de foco, de disciplina, de propósitos claros e, principalmente, de planejamento.

Somente imaginar e pensar no que gostaria de alcançar, sem criar planos de ação e nem metas para executá-los não é planejamento, é sonho. Sim, todo planejamento se inicia de um sonho, uma ideia e é sempre necessário para transformar tais ideias e  sonhos em realidade, em qualquer área da vida, seja uma transição de carreira, um casamento, desenvolvimento pessoal, independência financeira, estilo de vida saudável ou qualquer outro. Quando temos os nossos objetivos e valores bem claros, os planos de ação para chegar até eles e as prioridades bem definidos, torna-se mais fácil chegar aos resultados desejados.

Planejamento é o ato de planejar e consiste em preparar, organizar, estruturar um determinado objetivo e subdividi-los em etapas com as devidas ações a serem executadas de acordo com o plano proposto. Fazer um planejamento gera resultado, pois é possível ter uma visão ampla do que precisa ser feito em cada passo, quem é o responsável, os recursos necessários e os prazos para concretização e ser bem estruturado. Porém, de nada adianta apenas planejar, é necessário entrar em ação e executar.

Você gostaria de se planejar melhor?

Então, defina os seus planos, ou seja, onde quer chegar, como deseja estar, o que deseja ter conquistado no final de 2022 ou qualquer outro prazo estabelecido por você. Se ainda não sabe a resposta, separe um tempo para visualizar mentalmente seus ideais, sonhos e o que gostaria de estar vivendo e depois crie uma representação: monte um mural com fotos, imagens, desenhos relacionados a tais conquistas. Use a sua criatividade!

O planejamento é o que vai te levar até esse ponto onde você deseja chegar, é o que te orienta e te norteia ao longo do caminho até o seu objetivo. Ele evita que você se perca no meio do caminho e siga direções que não vão te levar aos resultados que deseja.  Existem vários tipos de planejamento: pessoal, organizacional, estratégico em diversas áreas, de vida e outros mais. Cada um deles exige um determinado conhecimento e alinhamento para encaixar todos os objetivos da vida pessoal e profissional na sua rotina de forma viável. Um ponto que deve prestar atenção é para que o planejamento não se torne uma obrigação e, para isso, ter flexibilidade para mudar de rota quando for conveniente.

Uma boa dica é montar uma linha do tempo para ajudar a ter uma visão geral dos seus objetivos, do período, da data e das ações necessárias para realização de cada meta. Faça uma leitura dessa linha do tempo de trás para frente, definindo as ações anteriores antes de chegar ao objetivo. Monte e valide esse passo a passo rumo aos seus planos a partir da definição das metas. Para isso, eu te recomendo outros conteúdos que abordam esse assunto em detalhes, que vão melhor te orientar  como traçar a rota de ação  como criar metas SMART  para alcançar os seus objetivos, sonhos e planos.

Muitas pessoas deixam de planejar por acreditarem que é perda de tempo. Existem estudos que alegam que 10 horas de planejamento economizam 100 horas de execução. Então, dedique um tempo nas primeiras semanas do ano para elaborar o seu planejamento. Além disso, planejamento é algo que precisamos cultivar diariamente. Isso porque quando planejamos e coordenamos bem o nosso tempo, a chance de executar é muito maior, a vida se torna mais organizada e nos tornamos mais leves e felizes.

Me conta aqui: você tem o hábito de planejar e definir metas ou não? Que tal começar agora?

O episódio desta semana do podcast Divã Jovem Pan, da rádio Jovem Pan BH  aborda o tema: planejamento e como cumprir as promessas propostas para esse ano de 2022. Confere lá e me conta se te ajudou!

Ah, e se você tiver alguma dúvida ou desejar  uma orientação mais personalizada da Isabela Capelão , entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.