Saiba qual escolha é mais adequada para a sua empresa.

No mercado atual, empresas que investem em seus colaboradores têm se destacado. Afinal, as pessoas são peças fundamentais para o sucesso de qualquer negócio! Dessa maneira, organizações que oferecem oportunidades de desenvolvimento mantêm profissionais mais engajados e com níveis mais altos de performance.

As empresas já identificaram a necessidade de buscar conhecimentos externos e metodologias diversas para aumentar a sua competitividade. A procura por técnicas com esse intuito vêm crescendo cada dia mais no Brasil, e oferecer conhecimentos, experiência e histórias de sucesso são diferenciais indispensáveis para qualquer negócio, desde pequenas a médias e grandes empresas.

Importante salientar que as empresas que investem em seus colaboradores não estão apenas preocupadas com os seus resultados financeiros, mas também com o desenvolvimento de sua equipe,  levando os profissionais a se sentirem mais valorizados e motivados no ambiente de trabalho.

Além de ser conveniente para as empresas, proporcionar o desenvolvimento, por qualquer meio, também desperta um grande interesse das novas gerações. E foi constatado em pesquisas, que a principal razão do abandono de empregos por essa geração é exatamente a falta de oportunidades de evolução e crescimento.

Porém, mesmo que seja perceptível e crescente essa demanda, ainda é um desafio para as organizações investir no desenvolvimento dos colaboradores e enxergar os seus benefícios. Muitas empresas não enxergam resultados reais nesses programas, provavelmente pelo fato de já terem sido realizados alguns, de maneira pouco efetiva. Então, é necessário que seja realizado de maneira adequada e coerente com os objetivos e resultados esperados.

Primeiramente, é preciso definir  e deixar  bem claro qual o seu objetivo, o que você deseja como resultado e assim você poderá fazer a escolha  da solução que melhor resolva a questão naquele momento.

Hoje em dia, com a evolução constante de técnicas e tecnologias, existem tantas nomenclaturas para indicar estratégias muito semelhantes e com pequenas diferenças, que nos deixa confusos, não é mesmo? Tratando-se da área do desenvolvimento humano e empresarial isso complica ainda mais, pois é preciso fazer uma escolha assertiva dentre as várias opções.

Diante das dúvidas que surgem a esse respeito, resolvi criar esse conteúdo explicativo dos conceitos de palestras, workshops, treinamentos, programas e a diferença entre eles, além das metodologias utilizadas; para que a escolha seja a melhor e mais adequada possível, de maneira a proporcionar o aperfeiçoamento, capacitação e evolução profissional e pessoal, tanto para você quanto para a empresa.

PALESTRAS:

O que são palestras?

Explanação de um profissional especialista, de curta duração, podendo variar desde alguns minutos  até 2 horas. Envolve a participação do público, porém não é trabalhada/ aprimorada para um objetivo específico e nem há um momento para tirar dúvidas. O palestrante, em sua apresentação, faz um discurso de fácil entendimento e gera motivação, inspiração e reflexão na audiência, além de proporcionar conhecimentos sobre o assunto abordado.

As palestras realizadas pela Isabela Capelão abordam assuntos relacionados ao desenvolvimento humano, com foco na gestão do stress e aumento da qualidade de vida.

WORKSHOPS:

O que são workshops?

O objetivo dos workshops é explanar  sobre um tema de forma aprofundada, sempre utilizando-se de práticas e estimulando a aprendizagem. São realizados por um ou mais profissionais que orientam e tiram as dúvidas, por isso devem ter ampla experiência e conhecimento sobre o assunto abordado.

A diferença para um curso é que, em cursos, a abordagem é mais teórica e nos workshops utiliza-se bastante prática associada à teoria. Este tipo de evento se assemelha a uma oficina e existe um envolvimento maior dos participantes do que numa palestra, por exemplo. Sua duração pode ser de 3 a 8 horas em um único dia, o que difere também para cursos, que possuem uma duração maior.

 A vantagem dos workshops é que são mais dinâmicos e possibilitam o compartilhamento de informações e a experiência prática de todos os participantes.

TREINAMENTOS CORPORATIVOS:

O que são treinamentos corporativos?

Nesse tipo de método, o objetivo é capacitar o profissional em determinada área ou assunto. Durante o treinamento, os colaboradores de uma empresa aperfeiçoam suas habilidades para depois aplicá-la na vida profissional. Há diversos tipos de treinamentos, variando de acordo com o objetivo e duração, e normalmente são realizados em etapas ou módulos.

Treinamentos corporativos têm por objetivo capacitar os colaboradores de uma empresa, focando no seu desenvolvimento e na melhoria das atividades e ações na empresa. Seja para melhorar a comunicação interpessoal, para aprender a delegar, para aumentar a resiliência ou para ensinar a utilizar um equipamento, o treinamento corporativo é utilizado como ferramenta de desenvolvimento dos colaboradores, líderes e equipes, desde cargos estratégicos até operacionais. Os treinamentos podem ser tanto técnicos quanto comportamentais.

Os treinamentos técnicos concentram-se em resultados imediatos e pontuais, oferecem conhecimentos sobre questões técnicas que o colaborador necessita para exercer sua função.

Os treinamentos comportamentais visam o aprimoramento das competências comportamentais, os profissionais desenvolvem capacidades de maneira a aumentar a sua performance e lidar com as adversidades.

Em geral, aprendem conceitos e teorias importantes, porém o foco é maior na aplicação prática dos conhecimentos,  o que permite que os participantes  absorvam mais o conteúdo.

A Isabela Capelão realiza treinamentos comportamentais, com o objetivo de desenvolver habilidades e competências, proporcionar mudanças de comportamentos e melhorias de performance.

PROGRAMAS:

Os programas utilizam diversas metodologias e formatos, é dividido em módulos e aplicado de acordo com os objetivos do indivíduo e do grupo ou empresa. Eles são mais completos, ou seja, possuem uma abordagem mais aprofundada e ao mesmo tempo trabalham algo específico.

Como qualquer outro método, os programas devem ser empregados de forma adequada e dentro de um contexto próprio. Quando isso ocorre, os colaboradores são desenvolvidos em direção aos seus objetivos, aumentando a sua performance e produtividade e dessa maneira melhorando os resultados da empresa e tornando-a  mais competitiva no mercado.

Os programas são direcionados a diferentes pessoas e grupos sociais. A sabedoria coletiva normalmente tem um impacto muito maior nos resultados, essa troca de experiências é muito importante e contribui para o desenvolvimento de cada indivíduo.

A Isabela Capelão realiza programas de coaching de negócios,  programas de gestão do stress e de qualidade de vida.

TALK SHOW:

Um novo modelo de evento corportativo, onde a plateia acompanha ao vivo uma  entrevista descontraída entre profissionais, proporcionando um maior engajamento entre o público e a empresa, e uma maior compreensão do conteúdo abordado.

O talk show da Meus Miolos é uma mistura de entrevista, bate-papo e palestra na linha do desenvolvimento humano e de negócios, é  comandado pela apresentadora Rachel Antonini e pela coach  Isabela Capelão. O Talk Show também pode ser realizado com outros participantes, tanto internos, ou seja, diretores, líderes ou funcionários da empresa quanto externos. Isso vai depender do assunto abordado e do objetivo da empresa ou do evento.

BLITZ CORPORATIVA:

 Blitz corporativas são intervenções rápidas que ocorrem de maneira inesperada, normalmente entre palestras em eventos ou dentro do ambiente de trabalho nas empresas, com o objetivo de informar, aumentar a conscientização das pessoas e descontrair.

As blitz realizadas pela Meus Miolos tem como foco o combate ao stress, o aumento da qualidade de vida e da positividade e duram de 15 a 20 minutos. Conteúdos interessantes e relevantes, essa abordagem criativa atinge o público em um curto período de tempo e faz uma grande diferença no resultado total do evento e nas empresas onde o tempo disponível é curto.

Essa variedade de soluções possibilita que a empresa escolha aquela que atenda melhor os seus objetivos.

Após o conhecimento de algumas das soluções, o mais assertivo seria a aplicação da avaliação de perfil comportamental para identificar as melhores formas de trabalhar e desenvolver você, a sua equipe ou os colaboradores da sua empresa. E assim, proporcionar maior otimização pessoal e profissional.

Conheça em breve, em um outro post, as metodologias e modelos utilizadas nas soluções da Meus Miolos: Terapia do riso, Mindfulness, Coaching, PNL, Hipnose e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.