O poder da gratidão

Gratidão é um sentimento de reconhecimento, amor, fidelidade, amizade e muito mais:  é muito nobre e grandioso! Emerge quando uma pessoa reconhece outra como a fonte de algo bom que lhe aconteceu – seja um presente, um gesto de apoio ou a simples dádiva de um belo dia de sol. 

Agradecer a alguém por algum auxílio pode parecer uma atitude banal, mas é muito mais valioso do que isso. Ao expressar gratidão, as pessoas se tornam mais generosas, bondosas e, assim, se tornam mais felizes. É um exercício que nos traz muitos benefícios, pois desperta em nós uma atitude positiva com relação à vida, o que  nos fortalece para os momentos de dificuldades.

De acordo com pesquisas, pessoas que sentem e expressam gratidão experimentam menos stress, depressão e emoções negativas.  A gratidão gera uma corrente de energia positiva que beneficiam tanto os que expressam quanto os que recebem. E quando você se permite sentir gratidão, acontece uma grande transformação na sua vida.

O professor de psicologia de uma Universidade em Boston disse que, “Ser grato não é uma atitude simples, é muito importante! E não é sobre o passado, ela está lá para nos direcionar no futuro”. E segundo Roberto Emmons, da Universidade da Califórnia, “as pessoas gratas têm uma visão diferente porque acreditam que tudo é um presente da vida. E os líderes dotados de gratidão encaram as dificuldades e adversidades  de modo mais confiante e positivo e engajam mais os seus funcionários.”

Você sabia que as pessoas que têm o hábito de agradecer são mais felizes e alegres?

Gostaria de te fazer uma pergunta: você se lembra da última vez em que se sentiu ou demonstrou gratidão por algo ou alguém? Ou um momento no qual  começou ou finalizou o dia agradecendo por alguma coisa? Se você respondeu não a essas perguntas, chegou o momento de experimentar a gratidão e todas as suas consequências positivas!

Temos tantas coisas para agradecer, porém temos o hábito de  focar nas coisas ruins, nos problemas, no que deu errado, e nos esquecemos do essencial, do básico, como acordar vivo e com oportunidade de fazer do seu dia o que você quiser. Torne-se consciente das coisas boas que acontecem e nunca as considere óbvias ou garantidas.

Uma forma de reconhecer as diversas coisas pelas quais você é grato, é manter um diário da gratidão. Anote nele, com regularidade, pelo menos uma vez por semana, todas as coisas pelas quais você é grato.  Após certo tempo, você vai perceber o quanto mudou o seu foco em relação à sua vida  e ao seu dia-a-dia, sentirá mais alegria e disposição.

Aproveito para deixar aqui a minha gratidão a você, por acompanhar o nosso trabalho e nos ajudar a cumprir a nossa missão de vida. Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.