Mulheres que mudaram a história

O dia e mês da mulher já se passou, mas acho que é sempre tempo de utilizar exemplos de mulheres que mudaram a história, sobretudo pela coragem e ousadia. São inúmeras as mulheres, tanto famosas  quanto comuns, desde a antiguidade até os momentos atuais, que fizeram a diferença. E milhares ainda estão por vir!

Todas as mudanças  que ocorreram ao longo dos séculos, relacionadas à independência e ao posicionamento da mulher na sociedade foram  graças a mulheres corajosas, que dedicaram parte de suas vidas para mudar a história, apesar das dificuldades.

Em especial, hoje vou escrever sobre Margaret Heafield.

Gente, nada mais emocionante do que escrever sobre uma mulher que levou o homem à lua! No sentido literal da palavra. Em 1960, com apenas 24 anos, ela  assumiu um cargo de programadora no MIT, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, depois de obter um diploma em Matemática, numa época em que os conceitos de ciência da computação e engenharia de software ainda nem eram conhecidos. Depois disso, ela se tornou diretora e supervisora de programação de software para os projetos Apollo e Skylab, da NASA. Olha que máximo!

A  sua equipe foi responsável por estar à frente do software do projeto espacial Apollo, necessário para navegar e pousar na lua, e suas variações usadas em várias missões. O trabalho de Margaret Heafield evitou que o pouso na Lua fosse abortado. Quando Apollo 11 estava quase pousando na Lua, ocorreu um problema e os alarmes começaram a soar. O computador estava sobrecarregado devido às atividades do radar de aproximação. Essa ação, somada às atividades de pouso, ultrapassavam o limite do que a máquina era capaz de fazer e a missão seria abortada se Margareth Heafield não tivesse previsto tal situação. Foi ela, junto de sua equipe, quem escreveu o código do sistema em questão. Prevendo uma situação desse tipo, Margaret programou o computador para que ele fosse capaz de priorizar algumas tarefas em detrimento de outras. Pousar na Lua era mais importante do que a ação do radar de aproximação. E foi isso que Apollo 11 fez: permitiu que Neil Armstrong e Buzz Aldrin colocassem seus pés em solo lunar.

Margareth Heafield enfrentou vários desafios. Os que pensam que ela nasceu inteligente e privilegiada estão enganados. Ela foi uma das  poucas mulheres naquela época  a trabalhar nesse segmento e nesse projeto e foi bastante dedicada. Isso porque, além de trabalhar aos sábados, domingos e durante algumas noites, ainda levava a sua filha de 4 anos. Algo que nos faz pensar que para tudo dá-se um jeito quando realmente desejamos e fazemos os esforços suficientes e adequados para conquistar. Essa foi a sua forma de conciliar a vida pessoal com a vida profissional. Outra notoriedade é que ela foi incumbida de liderar uma equipe de matemáticos e engenheiros (eu imagino o quanto isso foi desgastante!) na Missão Apollo  e o que a manteve foi a sua determinação e o foco no objetivo  de programar a nave espacial para pousar e navegar pela Lua.

Em 1986 ela fundou sua própria empresa, a Hamilton Technologies Inc com sede, em Cambridge. Margaret Hamilton que criou o termo engenharia de software e foi a principal engenheira de computação em 1969. Ela e sua equipe foram cruciais para a existência das inúmeras tecnologias atuais. Margareth recebeu diversos prêmios e homenagens e publicou centenas de  artigos científicos da área.  Ela é uma mulher de destaque e que contribuiu para mudar a história, sobretudo numa área dominada quase que 100% por homens, e ainda mais nos anos 60!

A ideia aqui nesse texto é servir de inspiração para todos nós, sobretudo mulheres. Confesso que me inspiro muito naqueles que fazem a diferença, que quebram padrões, que ultrapassam limites.  E você?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.