O que é auto-hipnose e como ela pode ajudar

Se você está desejando alcançar o seu peso ideal, melhorar as suas habilidades no trabalho, a sua concentração e foco para estudar, pensando em dormir melhor ou até mesmo mudar o estilo de vida, este post é pra você!

Muitas vezes nos comprometemos com mudanças, mas temos dificuldades em concretizá-las, e                                       continuamos sofrendo com ansiedade, estresse, pânico, depressão, insônia, falta de entusiasmo e motivação, falta de autoconfiança, medos ou desequilíbrio emocional.

O forte impacto emocional sofrido atualmente nesse período de pandemia e quarentena ocasiona sentimentos e atitudes diversas, que podem ser o medo de contrair a doença, solidão, tédio, acessos de raiva, ataques de pânico e desespero, desesperança, estresse, entre outros, comprometendo a nossa saúde mental. Quanto maior o nível de estresse, menor é a nossa imunidade e maiores são as nossas chances de adoecer.

Com a hipnose é possível ter controle sobre a mente inconsciente, o que nos possibilita o aumento da imunidade, a diminuição do estresse e as chances de  estresse pós traumático, sobretudo quando essa pandemia e isolamento social terminarem. Portanto, você pode exercer o controle sobre a sua mente e fazer dela sua maior aliada com a ajuda da hipnose, que cria uma conexão direta com a mente inconsciente e com a sabedoria interna, gerando percepções e mudança de padrões de comportamento.

O nosso consciente, muitas vezes, cria obstáculos que nos impedem de agir por motivos como medo ou insegurança, e a auto-hipnose pode nos ajudar a enfrentar esses desafios. Além de medos e fobias, a ansiedade também pode ser aliviada, controlando os pensamentos em nossa mente.

A auto-hipnose é uma eficiente ferramenta para nos auxilia em situações que nos causam medo, ansiedade, estresse, fobias e também para estimular a conquista de resultados e abundância em nossa vida. Por ser uma técnica de fácil aplicação, oferece diversos benefícios e é considerada bastante eficaz. Existem técnicas de auto-hipnose que ajudam a mudar e reprogramar padrões e hábitos,  comportamentos, pensamentos ou sentimentos disfuncionais. E não tem tanto mistério assim, é simples de aplicar e pode ser feito em casa.

A auto-hipnose proporciona inúmeros benefícios para quem a pratica, como por exemplo o foco no momento presente, a atenção plena, mais facilidade para realizar algumas atividades, aumento da produtividade e da performance na realização das tarefas, alívio dos sintomas da ansiedade e do estresse.

E então, como praticar a auto-hipnose?

Partindo do princípio de que a auto-hipnose é uma reprogramação da mente, existem algumas etapas a seguir. A auto-hipnose é uma frase simples, curta e com algumas palavras que expressem o resultado que se deseja obter e quando, descrito de maneira bem específica.

É importante seguir alguns procedimentos para entrar em estado hipnótico e  tirar o máximo proveito da técnica.  Seguem abaixo alguns passos para auxiliá-lo a praticar a auto-hipnose e desfrutar da experiência.

1.) Relaxamento: A base para o seu funcionamento é praticar em um ambiente tranquilo, em que seja possível relaxar, distante de fatores de distração e pessoas e estipular um tempo para estar disponível para realizar. Então, escolha um local tranquilo e mantenha uma postura adequada  para iniciar a prática e comece com o foco na respiração, conecte-se com o momento presente.

 2.) Objetivos claros e específicos, com prazo determinado: É necessário ter um objetivo claro e específico antes de entrar em estado hipnótico, pois é ele que vai orientar o conteúdo das sugestões,  essenciais para a eficácia do processo. Você sozinho ou com um(a) hipnoterapeuta criam essas sugestões com foco direcionado para os resultado que deseja alcançar, de forma detalhada e com prazo para realização. Então, após definidos os objetivos, comece dando comandos verbais, ou seja, falando com convicção as  sugestões. Por exemplo: hoje estou iniciando o meu processo de emagrecimento, para chegar a X na data _,  de forma saudável, perdendo Y por semana. Me sinto animado e disposto.

3.) Sugestões positivas: Ao elaborar sugestões hipnóticas, faça afirmações positiva, relativamente curtas e evite utilizar palavras negativas. Utilizar sugestões positivas é importante porque enfatiza a ideia do que se deseja conquistar ao invés daquela que se pretende afastar. Por exemplo: “vou praticar exercícios físicos três vezes por semana” ou “vou acordar às seis horas da manhã animado” refletem ações específicas. Em estado bem relaxado e envolvido consigo mesmo, é o momento de começar a repetir as frases e sugestões positivas criadas anteriormente, de acordo com o que deseja.

4.) Persistência e prática: A hipnose tem se mostrado uma ferramenta muito eficaz em tratamentos          terapêuticos, sendo constantemente estudada por universidades conceituadas nos Estados Unidos e utilizada na medicina como auxílio em tratamentos de alívio de dores. A auto-hipnose é eficaz a partir da prática constante. O seu autoconhecimento e autodesenvolvimento devem fazer parte do seu dia-dia.

Segundo Milton Erickson, na auto-hipnose, assim como na hipnose, a atenção da pessoa em estado de foco concentrado torna a mente inconsciente mais suscetível a receber sugestões. Por meio da Hipnose é possível entrar em contato com a mente inconsciente, o que proporciona diversos benefícios, sendo  possível ressignificar as experiências vividas e promover mudanças impactantes  em nossa vida pessoal e profissional.

A auto-hipnose ajuda a criar alternativas para solucionar os problemas, expandindo habilidades e competências, que aumentam a possibilidade de realização e de resultados transformadores. A hipnoterapia pode ser uma grande aliada para o seu crescimento pessoal e profissional.

Aqui na Meus Miolos utilizamos essa ferramenta terapêutica para ajudá-lo(a) nesse processo e estamos à disposição para sanar qualquer dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.