Estratégias para lidar com o stress I Levemente

Segundo a ISMA ( Associação Internacional de Gerenciamento do Stress), o stress afeta 72% dos profissionais brasileiros. Desses, aproximadamente 30% têm a Síndrome de Burnout, que é a estafa, o ponto máximo do stress profissional. Esses dados são, no mínimo, assustadores e preocupantes.

Todos nós precisamos de uma certa dose de estresse para viver, porém o estresse em demasia afeta seriamente  o nosso bem-estar físico, mental e emocional. Para amenizar os sintomas, as pessoas precisam aprender a lidar com as suas próprias emoções e mudar comportamentos que afetam negativamente o seu desempenho.

Em primeiro lugar , aumentar a autopercepção e o autoconhecimento para então aprender a gerenciar as próprias emoção e pensamentos, aprender a lidar com os fatores estressores e com as situações desafiadoras, desenvolver recursos e habilidades internas, aumentando, assim, a sua qualidade de vida e bem-estar.

Aqui vamos apresentar, de maneira geral, estratégias para lidar com o stress, que englobam 4 aspectos: físicos, emocionais, cognitivos  e de consciência.

Físicos: praticar exercícios físicos e  alimentar-se de maneira saudável e na medida certa;

Emocionais: conhecer as próprias emoções e comportamentos, seguido do aprendizado de técnicas de controle e gestão emocional por meio do desenvolvimento de habilidades;

Consciência: relaxar e exercitar a mente por meio de práticas de mindfulness, meditação ativa, técnicas de respiração, auto hipnose, biofeedback, dentre outras;

Cognitivos: trabalhar as crenças e pensamentos limitantes, aqueles que lhe impedem de alcançar o bem-estar e a qualidade de vida.

É interessante buscar profissionais para auxiliar em cada uma das etapas. No workshop e no programa anti-stress Levemente, criados e realizados pela Isabela Capelão, são trabalhados todos esses pilares, ensinadas e executadas essas práticas,  com o objetivo de elevar o bem-estar, a qualidade de vida e os resultados de pessoas, times e organizações.

Assista o vídeo abaixo, onde eu abordo as estratégias para lidar com o stress e viver mais levemente e com mais saúde.  E acompanhe os próximos conteúdos, onde vou aprofundar em assuntos tais como meditação ativa, mindfulness, auto hipnose, dentre outras técnicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.