Como elevar a energia pessoal e profissional

Energia organizacional é a força que faz uma empresa funcionar.

A energia individual (sobretudo a do líder) influencia a organizacional e vice-versa.

A imagem abaixo é baseada no trabalho de Swartz, Gomes e McCarthy  e mostra o seguinte: os quadrantes da esquerda representam modos disfuncionais (energia negativa) e os quadrantes da direita representam modos funcionais (energia positiva).

Zona de Sobrevivência: é aquela na qual nos afastamos quando nos sentimos ameaçados ou impotentes.

Zona de Burnout: é aquela zona que ninguém quer ir, pois é quando nos sentimos exaustos, deprimidos, sem esperança.

Zona de Performance: é aquela na qual nos sentimos no máximo de nossa capacidade, atingimos o pico da performance.

Zona de Recuperação:  aqui é onde recarregamos nossas energias de maneira positiva, saudável e prazerosa, ou seja, realizando atividades que proporcionam bem-estar e paz de espírito.

O ciclo de energia positiva é realizado quando transitamos entre a zona de performance e a de recuperação. Porém, com as pressões e o stress do dia-a-dia tendemos a circular entre a zona de performance e a de sobrevivência, o que é bastante negativo. Isso porque quanto mais visitamos a zona de sobrevivência, se tornam mais presentes sentimentos de frustração, impaciência, raiva, ansiedade e outras mais, e assim fica mais difícil voltar à zona de performance e mais fácil cair na zona de burnout.

Todos nós experimentamos diferentes estados de energia em diferentes momentos da vida. Porém, só um quadrante nos conduz à alta performance, mas para sustentá-la é preciso equilibrar o gasto e a reposição de energia e para que essa reposição ocorra é necessário recorrer aos mecanismos de reposição de energia.

Por isso é tão importante identificar os seus  recursos internos e se desenvolver, ou seja, encontrar maneiras de estar mais presente na zona de recuperação, como por exemplo praticar atividades físicas e prazerosas, ter um hobby, a prática de meditação/mindfulness, yoga, lazer e outras mais . Dessa maneira, é possível elevar a energia pessoal e profissional.

E você, já parou para pensar como está a sua energia e o impacto que ela tem no seu estado emocional e nos resultados?

Um comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.