Combate ao estresse

stress12

Em setembro, dia 23 foi o dia nacional do combate ao estresse.

Aproveitei essa data para lançar doses anti-estresse e de energia positiva. E esse será apenas o começo!

Informo que você será bombardeado aqui no blog Meus Miolos e na minha página do Facebook (Meus Miolos – Isabela Capelão) com dicas, informações, podcasts e tudo mais para se remediar contra esse mal e vai aprender a lidar melhor com o estresse, melhorar a qualidade de vida, manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, aprender a ter satisfação na vida. Olha que maravilha!!

Ah, e você poderá receber uma avaliação do seu nível de estresse e um áudio de relaxamento, basta se inscrever e se cadastrar aqui no blog mesmo, no canto à direita.  E acompanhando o Meus Miolos, poderá receber e-books e vídeos da série “Ser ou não ser estressado – eis a questão”.

Você certamente sabe que a prática de exercícios físicos faz bem para a mente e para o corpo. Além de liberar neurotransmissores que proporcionam prazer e satisfação e ainda trabalham a área cardiorespiratória.
Que tal hoje descobrir uma atividade física que você goste e começar a praticar? Ou ainda se você já pratica alguma atividade física, que tal descobrir um novo esporte e definir que dia vai começar?
Você deve estar se perguntando que relação tem isso com o combate ao estresse e eu te digo que se você descobrir o esporte que te dá prazer, você terá o mesmo ao quadrado e isso com certeza te fará esquecer de outros problemas ou dificuldades, eliminará a ansiedade, e é um exercício contra a depressão.
Ah, você não tem tempo? Priorize e vai se sentir melhor.
Agora vamos partir para a próxima: um hobby!
Sabia que quando você tem um hobby e se ocupa dele pode reduzir o estresse? Porque é possível distrair e divertir, ocupando-se e concentrando-se com algo aprazível, não restando tempo para pensar em preocupações.
Comece a procurar por algo que você gosta de fazer e não faz por algum motivo. Sugestão: faça hoje!

Às vezes é difícil descobrir um hobby, mas ele só se tornará hobby se praticado com frequência… Então vamos à caça? Explore seu interior, suas vontades ocultas, o que gostava de fazer quando criança, aquilo que te proporciona prazer e que nunca encontra um tempo porque tem obrigações…. Escreva, coloque no papel ou nas notas do seu celular! Algumas sugestões: colecionar algo, pintura, jardinagem, construir algo, escrever, esportes radicais, cultivar algo, cuidar de animais, jogos saudáveis como quebra-cabeça, cozinhar, ensinar a cozinhar, modelagens, pescar, fotografia ou filmagem, assistir filmes e ler livros e ter um clube para discutir sobre o assunto e poraí vai….
E uma boa ideia é aprender um instrumento musical: eu aposto que você já teve vontade de tocar algum ou mesmo já tocou na sua infância ou adolescência…. ou você é do tipo que acha que não tem o dom? Sei como é….. Eu também não tenho, digamos assim… grandes talentos para a música. De qualquer forma, eu gosto e entendo que é possível desenvolver habilidades. Eu optei por fazer canto! E quando estou praticando, esqueço de outras coisas, desestresso, o foco muda, entende? Não dá para praticar algo que está gostando de fazer, concentrado e ficar pensando no que tem para fazer depois, em como vai pagar as contas, o que vai fazer para o almoço no dia seguinte, na reunião de sexta-feira, na segunda-feira…..
Ler livros e assistir filmes leves nos leva a outra realidade, nos impulsiona a pensar sobre outras possibilidades, nos faz perceber sensações e a viver emoções.

Você gosta de estudar? Ponto para você! Estudar faz bem para o cérebro. E isso não significa que você precise estudar as disciplinas da escola, pegar os livros antigos da faculdade e começar a ler….nada disso. Escolha um assunto do seu interesse e comece a estudar, assuntos diferentes. O meu próximo vai ser mitologia grega!

Eu me lembro que nas minhas aulas de inglês tínhamos que falar sobre o que gostávamos de fazer e que fosse algum assunto diferente para os colegas aprenderem algo a mais, além de aumentar o vocabulário na língua inglesa. Eu adorava e isso me ajudava a praticar a língua: eu tinha um colega que falava sobre futebol americano ou baseball , explicava todas as regras…a gente terminava o semestre do curso entendendo tudo sobre vários assuntos e com melhoria da língua.

E viajar? Acha que é somente distração? Além de distrair, ao conhecer lugares, culturas, provar novos sabores e tudo o que envolve uma viagem faz um bem tremendo ao seu cérebro, coração, corpo e alma. Saia do lugar comum e respire novos ares!

meusmiolos_4

Se eu disser que se você realizar qualquer uma dessas atividades ou ainda aprender uma nova língua, além de nos ajudar a combater o estresse, nos possibilita relacionar e interagir socialmente e criar vínculos afetivos, o que é extremamente benéfico, o que você faria de imediato?

E o melhor está por vir: quanto mais estimulamos o nosso cérebro, mais capacidades ele desenvolve.
Neurocientistas afirmam que a prática constante de algumas atividades como essas descritas possibilitam o “surgimento” de novos neurônios.

Perigo: O estresse faz mal ao cérebro, ou seja, quantidades excessivas do hormônio cortisol prejudicam os neurônios, principalmente os que compõem o hipocampo, responsável pela formação de memórias novas e pelo controle na resposta ao próprio estresse.
Então, o que você está esperando?
Compartilhe o post para que tenhamos uma sociedade cercada de pessoas menos estressadas, mais satisfeitas e desenvolvidas!

O primeiro grande passo para combater o estresse, a grande dose inicial é aprender a perdoar. Confira aqui mesmo no blog o post onde falo sobre esse assunto. O título é “Perdão: aprenda a exercê-lo e seja mais feliz” e o arquivo é do mês de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.