9 dicas para você conquistar o que deseja em 2020

O ano de 2019 já vai dando os últimos suspiros rumo ao seu fim, enquanto nós suspiramos ofegantes com a correria típica dessa época.

O fim do ano é o momento de fazer um balanço da nossa vida. Por isso, é importante fazer uma reflexão e algumas ações para evitar frustrações e conseguir resultados positivos no próximo ano.

A Isabela Capelão preparou 9 dicas para você entrar com o pé direito em 2020:

 

AGRADEÇA – Gratidão é uma virtude! A importância de agradecer reforça o fluxo de positividade em sua vida. Antes de pedir em orações, de estabelecer novos planos e metas, de reclamar o que não deu certo, é importante reconhecer e agradecer. Exercer a gratidão pelas pessoas, momentos, situações e acontecimentos geram reforços positivos e aumentam o nível de felicidade e de realização.

 

LISTE OS SEUS DESEJOS. Sim, é importante fazer uma lista de tudo o que você deseja, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.  Colocar no papel, de forma organizada as suas ideias e desejos,  ajuda a especificar e focar nos seus objetivos de curto, médio e longo prazo e a realizá-los.

 

REFLITA E FAÇA UMA AUTOAVALIAÇÃO. Esse talvez seja um dos exercícios mais difíceis para as pessoas. Não é fácil parar para refletir e, muito menos, fazer uma autoavaliação e definir o que precisa mudar. Então, separe um tempo e um local onde possa fazer isso com calma e sem interrupções, escreva num papel. Reflita sobre o seu ano: as ações, as conquistas, os erros, os acertos, os aprendizados, as emoções e tudo que foi experimentado. Depois, analise o que pode fazer diferente da próxima vez, o que aprendeu e o que que precisa desenvolver para conquistar o que deseja.

FAÇA UM PLANEJAMENTO: Planejar requer disciplina. A importância de planejar é super recomendada para qualquer pessoa. Ao se planejar para o médio, curto e longo prazo, você se organiza em objetivos específicos e metas com prazos e ações bem definidos. Por exemplo, se você colocou nos seus planos realizar um intercâmbio para outro país para aprender uma língua em fevereiro de 2021, você passa a lidar com este objetivo de maneira mais organizada e focada. Economiza dinheiro, estuda inglês, entre outras coisas.

Além disso,  um planejamento ajuda no controle da ansiedade e outros sentimentos que acometem muitas pessoas que não sabem lidar com o tempo e com a expectativa do futuro. É importante lembrar que só podemos planejar aquilo que está sob nosso controle, pois não conseguimos ter controle sob os outros ou sob imprevistos.

  DEFINA SUAS METAS E PRIORIDADES:  Estipular metas nos estimula e ajuda a superar desafios. A partir do que você deseja, defina metas , que é o passo-a-passo necessário para você alcançar os resultados esperados. As metas devem ser SMART, ou seja, específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes, e com prazo determinado.

Leia o texto sobre Metas Smart.

 Defina as prioridades para cada caso, ou seja, o que é mais importante. Realizar isso por meio de uma matriz de prioridades é o caminho certeiro. Escreva as atividades e ações que compõem cada meta e determine o grau de importância e urgência.

IDENTIFIQUE OS SEUS APRENDIZADOS: Este é outro exercício de autoconhecimento. Aprender com o passado, reconhecer aquilo  que deu errado e o que deu certo, o que você sabe e o que não sabe, identificar suas competências atuais e aquelas que serão necessárias para as conquistas futuras e valorizar as pequenas vitórias. Aprender é amadurecer e somos eternos aprendizes, estamos em constante desenvolvimento.

  ENUMERE AS COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER: A vida é um aprendizado constante e ninguém deve ter vergonha em não saber algo. Ser menos ansioso? aprender inglês? saber fotografar? ser mais focado? ter uma melhor performance em público? ter melhor senso de organização? ser mais disciplinado?. Enfim, este exercício possibilita identificar aquilo que você precisa aprimorar para alcançar os resultados desejados, seja uma competência emocional ou comportamental, uma habilidade ou um conhecimento. Por exemplo, se uma pessoa sabe que ela é desorganizada financeiramente, mas quer muito viajar daqui um ano e, por causa dessa desorganização, não realizou seu sonho de conhecer outro país e falar outra língua. Então, buscar uma educação  financeira para fazer um planejamento passa a ser para ela uma competência prioritária para, assim, poder estudar o inglês e realizar a viagem internacional.

ABRACE AS PESSOAS QUE AMA: Nós, seres humanos, temos necessidade de nos conectarmos emocionalmente a alguém. Abraçar quem se ama é trocar afeto e amor, uma maneira de nos sentirmos mais felizes e estimulados a conquistar os nossos objetivos.

   ESPALHE ENERGIA POSITIVA: Quem espalha positividade atrai para si coisas positivas, além de influenciar as pessoas à sua volta.  Quem nunca recebeu um cumprimento de bom dia e até se surpreendeu com o carisma de uma pessoa desconhecida ou um sorriso que tenha mudado o seu dia? Essas são algumas maneiras simples. Ler um bom livro assistir a um bom filme; recomendar ambos para alguém;  criar mantras  positivos e repeti-los para si todos os dias são outras maneiras de se tornar mais energizado e espalhar energia positiva por aí.

Além disso, tem diversas doses de energia positiva em vídeos do meu canal do Youtube que podem potencializar ainda mais a sua vida!

E aí? Está pronto para começar o ano de 2020 energizado e focado para a conquista dos seus sonhos e objetivos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.