Alcance o equilíbrio emocional

Biofeedback

A evolução tecnológica tem permitido que as pessoas tenham mais acesso à informação e tem proporcionado grandes transformações em vários setores.

As pessoas vivem cada vez mais, mas não necessariamente com uma boa qualidade de vida. Em parte, a dependência da tecnologia é cada vez maior e a sociedade em geral deve estar preparada para enfrentar grandes desafios.
Por outro lado, podemos afirmar que os avanços da tecnologia têm trazido grandes benefícios de forma a melhorar a vida das pessoas, principalmente em relação à saúde. São aparelhos eletrônicos, aplicativos digitais, softwares… sobretudo no que diz respeito ao diagnóstico e tratamentos, de maneira a prevenir e evitar o agravamento de doenças e problemas.

E hoje, em especial, vamos abordar uma técnica, que é resultado de pesquisas de psicofisiologia, para aumentar o equilíbrio emocional: o biofeedback cardiovascular.

O Biofeedback cardiovascular é uma ferramenta auxiliar na gestão do stress utilizada de modo complementar para verificação do nível de stress e tensão momentâneos. É um instrumento que ensina a desenvolver a capacidade de autorregulação.

É possível identificar as reações aos estímulos das pessoas através de sensores eletrônicos que avaliam os processos fisiológicos tais como: frequência cardíaca, temperatura periférica, resposta galvânica da pele, tensão muscular, pressão arterial e atividade cerebral.

O biofeedback nos permite visualizar, na tela do computador, reações emocionais que ocorrem quando uma pessoa revive momentos de tensão, e o treinamento é realizado por meio de jogos interativos no computador e exercícios de respiração, frases ou mantras motivacionais. O objetivo é alcançar a coerência cardíaca, que é o equilíbrio entre o corpo e a mente, resultando em uma vida com mais qualidade.

biofeedback3

Pode ser utilizado como auxiliar em tratamentos médicos e terapêuticos e proporciona grandes benefícios, tais como:
– aumento da consciência e da percepção das reações e sensações do corpo;
– aumento do controle emocional;
– redução de dores crônicas e tensões físicas;
– redução do stress, da ansiedade e da depressão;
– redução da insônia e hiperatividade;
– aumento da concentração daqueles com TDAH;
– auxilio nos tratamentos tratamentos como enxaquecas, reabilitação após lesões, derrames, incontinência, asma.

No Espaço Meus Miolos, em Belo Horizonte já existe essa ferramenta disponível para elevar os resultados dos programas de gestão do stress e aumento da qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.