Aprenda a dizer NÃO

Quando alguém te pede alguma coisa, você tem dificuldade de falar “não”? Muitas vezes deixamos de dizer “não” pra algum pedido, convite ou para alguém, por nos sentirmos culpados, e acabamos fazendo algo contra nossa vontade. Mas o “não” é de extrema importância na nossa vida, porque nosso tempo é escasso, e a gestão desse tempo está diretamente relacionada com a nossa felicidade e com a conquista dos nossos objetivos.

Para aprender a falar “não” também é necessário aprender a ouvir “não”. Quando aceitamos fazer algum favor para alguém, criamos expectativas de um reconhecimento, o que geralmente não acontece e resulta em uma grande frustração. 😟

Então quando você fala “sim”, você não deve esperar algo em troca. 👍🏻 E mais importante, quando você fala “sim”, você está automaticamente falando “não” para seus momentos com sua família, seu programa de lazer favorito, ou para alguma outra coisa. É sempre importante pensar nas consequências das nossas escolhas, pois, o tempo é o bem mais importante da nossa vida.

Geralmente o medo de dizer NÃO está no medo de perder oportunidades ou desfazer laços, pois, não gostamos de decepcionar quem amamos e isto está diretamente relacionado à nossa necessidade como seres humanos de estar bem com os outros. Porém, se não o fizermos podemos perder algo essencial para nossas vida.

Segundo o livro “O Essencialimo” de Greg McKeown , o “não” tem um poder transformador. Falar “não” é uma habilidade que deve ser desenvolvida e exige coragem e dignidade, pois, sempre vai gerar um incômodo, em quem fala e em quem recebe. Mas, com o tempo, você começa a ser respeitado e seu tempo começa a ser mais valorizado, as pessoas sabem que quando você aceita fazer algo, você se entrega de corpo e alma. Para isso, o não deve ser dito com firmeza e delicadeza.

E você, tem dito SIM pra tudo e se sentido desgastado por isso? Que tal começar a mudar dizendo um não por dia?

Esse conteúdo fez sentido pra você? Comente aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.