Ambientação para minimizar o estresse

De acordo com o Ministério da saúde, cerca de 200 doenças estão relacionadas ao trabalho, sendo o estresse pela fadiga física e principalmente a mental, os que mais afetam os profissionais. Existem várias causas, fatores que originam o estresse e diferem em qualquer ambiente de trabalho, porém nesse post o objetivo é falar sobre a ambientação e a decoração que possibilitam ambientes agradáveis e redução do estresse dos usuários.

O ambiente de trabalho interfere de forma positiva ou negativa para esse quadro. Arquitetos e engenheiros juntamente com médicos e psicólogos têm pesquisado sobre formas de trabalhar para minimizar o estresse e seus danos físicos dentro do ambiente de trabalho. Para isso, devem ser feitas análises que englobam a relação pessoas x atividades x ambiente. Ações simples podem melhorar essa interação, como por exemplo uma boa distribuição das estações de trabalho, boa postura corporal nas atividades diárias, descanso nos intervalos em locais adequados e relaxantes.

ambiente no stress 1ambiente no stress 6

Levando isso em consideração, devemos atentar para os espaços como um todo e não somente os ambientes onde são exercidas as atividades e, se possível, que tenham contato com a natureza ou ambiente externo, natural. Estudos comprovam que paisagem e ambientes naturais têm efeitos positivos sob a fadiga mental e que indivíduos que podem avistar áreas verdes reduzem a irritação em 40%, além de aumentar a produtividade e criatividade. O efeito visual de paisagens naturais ou criadas com esse intuito é extremamente importante e benéfica. A natureza tem grande influência sobre o comportamento humano, sentimentos e pensamentos.

ambiente no stress 8

Uma das causas do estresse ambiental é a ausência de estímulos no ambiente, que são sensoriais e comportamentais. Dentre esses fatores ambientais está presente a cor, que possibilita sensações de bem-estar. Devemos atentar para o fato de que a escolha da cor se adeque às funções do espaço.

Sabe porquê? A composição cromática pode influenciar no humor, na satisfação, na motivação do indivíduo, no seu desempenho e na elaboração das tarefas.

As cores podem ser classificadas em quentes e frias. As cores frias (azul, verde e suas nuances) são calmantes e suaves, proporcionando a sensação de frescor, descanso e paz, além de conforto visual e as cores quentes são dinâmicas e estimulantes, sugerindo movimento e vitalidade.

Cores fortes e quentes podem se tornar cansativas para quem utiliza todos os dias esse ambiente. Se você gosta de cores no ambiente, procure usar tons claros e pastéis.

Um ambiente com plantas, flores, cores e temperatura adequada compõem espaços que restauram a energia dos indivíduos estressados e proporcionam conforto, dinamismo e bem-estar. Além disso, a utilização de objetos e móveis de madeira remetem ao campo e à natureza, além de possibilitarem a sensação de equilíbrio.

Tão importante quanto ter um ambiente no trabalho voltado para o relaxamento e descanso, também é ter em casa um cantinho que seja para relaxar e poder entrar em alfa.

ambiente no stress 3

 

ambiente no stress 5

O efeito da fadiga pode ser reduzido quando o ambiente utiliza níveis de iluminação, brilho, imagens e contrastes adequados. Uma iluminação mais amarelada e uma decoração mais clean, sem tantos objetos e organizada.

Os locais devem ser a resultante de arquitetura e ergonomia, além de ambientes saudáveis e criativos. Aproveitando a usar a criatividade, uma boa pedida é utilizar quadrinhos decorativos com mensagens motivacionais.

quadrinhos2ambiente no stress4

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.