12 de outubro: Faça algo igual criança!

Uma das capacidades mais presentes nas crianças é a espontaneidade e o desapego, a ausência de medo em experimentar algo novo. Elas literalmente se jogam na experiência e nem adianta dizer: – NÃO faça isso!

A infância é marcada por novidades, a maioria das coisas são experimentadas pela primeira vez: o primeiro brinquedo, a primeira caça aos ovos de Páscoa,  o primeiro dia na escola, a primeira melhor amiga,  a primeira vez que andou de bicicleta,  o primeiro dia que saiu sozinho com os amigos.

E de repente, sem perceber,  já estamos tomando decisões sozinhos, fazendo a primeira compra com o próprio dinheiro, dando o primeiro beijo, iniciando no primeiro emprego e ganhando o primeiro salário, vivendo intensamente a primeira paixão, a primeira viagem desacompanhado dos pais.

Nesse momento eu me lembrei da primeira vez que fui liberada por meus pais de passar o ano novo fora de casa, no sítio da minha prima Cynthia e toda a família. Eu me senti tão, mas tão feliz por uma coisa tão simples e ao mesmo tempo tão significante pra mim. Me lembro que quando a minha mãe me contou que, depois de conversar com meu pai, tomaram a decisão de autorizar a minha ida para o sítio, eu comecei a dançar e cantar aquela música do Fábio Júnior: “Felicidade, brilha no ar, como uma estrela que não está lá. É uma viagem, doce magia…. como se fosse uma gota d’água descobrindo que é o mar azul”. Isso porque o sítio da minha prima era em Mateus Leme, uma cidade a aproximadamente 60 km de Belo Horizonte. Outra emoção foi a primeira vez em que toquei campainha na casa dos vizinhos e saí correndo, que alegria essa brincadeira me proporcionava!  Primeiro a adrenalina e depois a sensação de conquista!  E o primeiro carrinho de rolimã que eu construí , que por ter rodinhas de freezer, não funcionaram… A verdade é que esses primeiros momentos da vida têm toda uma magia envolvida.

Geram uma mistura de emoções, que depois acabam perdendo a graça, tornando-se comuns , corriqueiras, normais.  Começamos a fazer as coisas de maneira automática, criamos hábitos que nos fazem estacionar na vida,  muitas vezes nos deixam confortáveis e ao mesmo tempo sistemáticos, mais resistentes ao novo e bem chatos!  Sentimos medo e evitamos o risco a todo custo, queremos ter certeza do resultado positivo em tudo.  Algumas dessas experiências, inclusive, deixam de ser tão especiais e passam a ter uma conotação negativa em nossas vidas. E dessa maneira deixamos de viver essa emoção mágica  da primeira vez.

A descoberta do novo e a experiência vivida pela primeira vez são frutos da nossa ousadia e da nossa facilidade em construir ou enxergar as oportunidades quando elas aparecem, de transformar vivências em aprendizados e capacidades.

Qual foi a última vez que você experimentou algo novo ou se jogou em algo diferente do habitual, que correu riscos?

Então, nesse dia da criança, eu te convido a fazer alguma coisa como se fosse criança, experimentar algo que nunca tenha feito antes, pela primeira vez. Talvez andar de patins, acampar, pintar a cara, fazer uma tatuagem ou quem sabe um piquenique, colher flores no jardim e dar de presente para alguém, experimentar a gastronomia de outro país ou cozinhar com diferentes temperos e especiarias, tomar um suco ou experimentar um suco de fruta diferente, fale o que vier à sua cabeça, faça caretas,  dê gargalhadas sem motivo. Bem, essas foram algumas sugestões!

Desapegue e se jogue, sem medo de ser feliz! Hoje, pelo menos, permita-se fazer igual criança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.