Janeiro Branco: Quem cuida da mente, cuida da vida

O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, que tem como principal objetivo discutir e conscientizar sobre a saúde mental. O projeto convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços.

Uma boa pedida é abordar esse assunto dentro das empresas e conscientizar os colaboradores sobre os benefícios de cuidarem da saúde mental, ou seja, lidarem com questões emocionais, sobretudo com o stress e com a ansiedade. Além disso, esse tipo de campanha realizada nas empresas ajuda a reduzir o absenteísmo, o turnover e os riscos de acidentes de trabalho; e aumentar a produtividade, satisfação e clima organizacional.

É importante lembrar que saúde mental engloba muito mais do que ausência de doença mental. Além disso, ninguém é feliz e mentalmente saudável o tempo todo,  podemos apresentar sofrimentos e doenças psíquicas em algumas fases da vida.

A escolha de janeiro é estratégica, pois o começo do ano pode gerar ansiedade pelo desejo de cumprir as metas e frustração por não ter cumprido todas do ano anterior. Além disso, costuma ser um período de muita reflexão.Dessa forma, a campanha serve como um alerta para que todos comecem seu novo ciclo de uma maneira sadia, tanto emocional quanto psicologicamente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, um transtorno mental frequente que afeta todas as faixas etárias, de qualquer raça, etnia ou classe social e a principal causa de afastamento no trabalho. A doença é pauta de destaque quando se fala em saúde da mente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.