Inovação: um projeto que já é sucesso em algumas empresas no Brasil.

Logomarca semana da saúde e bem-estar 2014

Pesquisas apontam que os funcionários  das empresas que promovem a saúde e bem-estar estão 3,5 vezes mais propensos a indicarem tal organização como estimuladora de inovação e criatividade.

Foi por esse e outros motivos que você saberá adiante que, há dois anos atrás, mais especificamente no ano de 2014 eu idealizei um projeto e, juntamente com o setor de RH e de Marketing da empresa Ormimáquinas,  consegui executá-lo. A minha motivação, que deu origem ao projeto, foi a  possibilidade da melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional,  o aumento da informação para prevenção de doenças mais graves e além disso de eu, Isabela Capelão, faria parte e coordenaria esse projeto.  É inovador aqui no Brasil, pois grande parte de empresas, sobretudo nos EUA  já possuem esse tipo de projeto no calendário anual, além de programas de coaching e de prevenção do estresse.

O objetivo  foi o aumento da satisfação dentro da empresa, do clima organizacional e, consequentemente, o aumento da produtividade e do engajamento, a redução do turn-over e do absenteísmo. Esse objetivo seria concretizado através da conscientização, de informações, conhecimentos e autoconhecimento, experiências e troca entre elas, condicionamento físico….enfim, a promoção de um estilo de vida saudável.

pessoas vibrando

Como já comentado em alguns posts e palestras, depois do problema de saúde que eu enfrentei e do processo de recuperação, me senti impelida a auxiliar de alguma forma as pessoas a lidarem melhor com o estresse no ambiente de trabalho e a  conquistarem um estado de bem-estar físico e mental.

O colaborador dá mais valor, pois é algo voltado para ele, mesmo que algumas atividades possam ser obrigatórias, umas agradem e outras não, não tem como negar que é um meio de beneficiar e valorizar o colaborador. Além disso, esse projeto proporciona maior motivação da equipe, aumento da produtividade, melhoria da performance e do clima organizacional e maior interação entre as pessoas no ambiente de trabalho.

relacionamento interpessoal1

Em 2014 então foi lançado esse evento interno, a semana da saúde e bem-estar, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dentro da empresa, além da conscientização e prevenção de doenças, estimular as práticas positivas através de atividades físicas, atividades mente-corpo, oficinas de alimentação saudável, palestras, terapias alternativas e outras.

Em 2014 foi também o lançamento da minha palestra “Desperte para uma vida nova e conquiste o que deseja” e sessões de hipnose individuais para 06 inscritos.

A cada ano surgem novidades e novas oportunidades: ano passado o sucesso se repetiu e as atividades que atingiram 100% de satisfação fizeram parte do calendário de 2016. E esse ano de 2016 foi tão benéfico que gerou até um post aqui no meu blog. Sabe porquê?

Além de eu idealizar e fazer parte da equipe de organização e da equipe de realizadores, a cada ano eu crio uma nova atividade a ser inserida no projeto e realizada por mim, além das novidades com atrações inéditas. Tudo isso alinhado à minha missão de vida: a possibilidade de transformação vidas e desenvolver pessoas. Isso é extremamente motivante!

logomarca semana da saúde e bem-estar 2015

Em 2015, além das sessões individuais de hipnose que eram disputadas pelos colaboradores, acrescentei também o programa anti-stress.

E em 2016, foram várias surpresas: em primeiro lugar, criei a terapia do riso baseada em várias técnicas por mim estudadas e praticadas e que tem por finalidade promover risadas e não pensar mais em nada. Saiba detalhes e os benefícios da terapia do riso no post específico e os vídeo no canal do Youtube/isabelacapelao.

Segundo, para atender um maior número de colaboradores sem ocupar a semana toda com uma única atividade, criei a hipnose em grupo e foram realizados 02 grupos com 07 participantes cada um. E dessa forma eu pude atender 14 pessoas e foi um sucesso tremendo! Você poderá acompanhar alguns trechos em vídeos que serão lançados em breve num post e no canal do Youtube/isabelacapelao.

Terceiro, eu adaptei e atualizei o programa anti-stress, aumentando o tempo de realização e, dessa forma, proporcionando emoções incríveis e técnicas de enfrentamento e recomposição para lidar melhor com o estresse e com a ansiedade. Esse trabalho é o ponta-pé inicial e gera profunda reflexão nos participantes, além de uma nova visão diante das dificuldades, auxiliando na criação de novas alternativas. Esse programa, quando associado a um projeto de coaching gera uma grande transformação nas pessoas, sobretudo líderes. Saiba detalhes no post e vídeos exclusivos sobre o programa anti-stress.

logomarca semana da saúde e bem-estar 2016

E da minha parte, para o ano que vem já tenho planejado mais uma atividade nova…..ainda não vou revelar qual será….Surpresa!

E o que a empresa ganha com a realização de um projeto como esse?

É exatamente por esse motivos que tenho vontade de expandir esse projeto para outras empresas: programas voltados para as necessidades de cada uma, para os diversos níveis hierárquicos de colaboradores, com o intuito de estimular o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente de trabalho e prevenir o estresse laboral.

Benefícios para empresa: redução do absenteísmo, presenteísmo e do turnover,  aumento da produtividade, da motivação/ satisfação com o trabalho e da pontualidade, aumento dos recursos internos para tomada de decisão, melhoria nas relações com os colegas, equipes e chefia, aumento da resistência para lidar com conflitos e pressões.

Benefícios para o indivíduo: melhoria do sono, redução de dores no corpo responsáveis por tensão ou estresse e da ansiedade, maior controle emocional e satisfação com o emprego e com a vida em geral, melhoria dos relacionamentos, aumento da resistência e da resiliência, aumento da auto-estima, da sensação de competência, do bem-estar psicológico e físico.

resultados positivos

Aproveito para compartilhar a  visão do Instituto Nacional de Qualidade do Canadá:
“A noção de saúde e bem-estar no local de trabalho progrediu significativamente nos últimos anos. Os atuais sistemas holísticos de saúde no local de trabalho fornecem apoio em muitos níveis – físico, social, pessoal e do desenvolvimento – para melhorar a qualidade de vida geral dos funcionários, tanto dentro quanto fora do local de trabalho”.

Importante destacar que existem alguns níveis de estresse ocupacional dos colaboradores que apenas uma semana de conteúdo e atividades, por mais completa que seja não gera resultados constantes ou duradouros. Nesses casos são necessárias outras estratégias complementares  e intervenções que variam de acordo com o diagnóstico e com os agentes estressores do indivíduo dentro e fora da organização. Podemos considerar que a semana da saúde e bem-estar faz parte do primeiro nível, que é a conscientização.

Os locais de trabalho saudáveis eliminam ou controlam os fatores de risco para a saúde física e psicológica, promovendo o bem-estar.

engajamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.