Setembro amarelo, mês de prevenção do suicídio.

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, que também é chamado de Setembro Amarelo. Mês de conscientização e prevenção, com o objetivo direto de alertar as pessoas a respeito dessa dura realidade do suicídio no Brasil e no mundo.

Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), são 32 brasileiros mortos por dia e quase 1 milhão de pessoas por ano no mundo, número espantoso!

Falar sobre suicídio costuma ser um assunto bem delicado, até mesmo pronunciar a palavra provoca às vezes uma situação de desconforto nas pessoas,  mas falar sobre o assunto é que ajuda na prevenção!

Mas qual a melhor forma de se prevenir o suicídio?

As pessoas fogem desse assunto, muitas vezes por medo ou desconhecimento, simplesmente não vêem os sinais de que um familiar está com ideias suicidas. Informação é muito importante nesse processo. Saber que frases como “vou desaparecer”, “vou deixar vocês em paz”, “eu queria dormir e nunca mais acordar” podem expressar ideias ou intenções suicidas, saber identificar esses sinais é fundamental para a prevenção. É muito importante estar atento às palavras escritas, desenhos e conversas que enfatizem a culpa, a baixa autoestima, uma visão negativa da vida e do futuro ou a falta de esperança.

As principais características de pessoas que tentam tirar a própria vida podem ser caracterizadas por desespero, desamparo e desesperança. Então dê atenção, ampare, ajude, as vezes pode ser isso que a pessoa tanto precisa para não tomar a iniciativa de interromper a própria vida.

E o que pode ser feito quando percebemos esse sinais ?

Mostre que se importa com a pessoa, que ela não está sozinha. Ofereça ajuda sem julgar ou dar conselhos. Diga: “estou preocupado(a) com você. Quer conversar? O que posso fazer para te ajudar?” Lembre-se, que cada um lida com os sentimentos de forma única. E um caminho essencial  é sugerir auxílio profissional, a busca por um tratamento, e se for o caso acompanhe essa pessoa, seja seu amigo(a) ou familiar e demonstre interesse em saber como está o andamento do tratamento.

Nós da Meus Miolos também podemos ajudar, utilizamos metodologias baseadas na psicologia positiva, na hipnose e na terapia Ericksoniana que,  acompanhados de um tratamento médico, proporcionam  mais bem-estar, aumento da autoconfiança e da autoestima, alívio e esperança,  ao indivíduo que se encontra nesse momento tão difícil.

Mas talvez você que está lendo esse texto não precise ajudar ninguém e sim ser ajudado, por estar passando por um momento tão delicado. Saiba que tudo tem solução, sua vida é importante, VOCÊ é único e muito importante, merece ser feliz e viver. Acredite que tudo vai dar certo, tenha fé, pense num futuro positivo, tenha esperança e cultive boas energia. Isso ajuda, sabia?!

 Não se esqueça que, as batalhas são apenas aprendizados, e servem para mostrar o quanto você é capaz de vencê-las todos os dias. Diga sim à VIDA, diga sim à VOCÊ!

Você precisa de ajuda? Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br

Deixo aqui um poema para tocar o seu coração.

A Idade De Ser Feliz – Por Geraldo Eustaquio Souza

Existe somente uma idade para a gente ser feliz.
Somente uma época na vida de cada pessoa
em que se pode sonhar e fazer planos,
e ter energia bastante para realizá-los,
a despeito de todas as dificuldade e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encontrar com a vida
e viver apaixonadamente,
com o entusiasmo dos amantes
e a coragem dos aventureiros.

Fase dourada em que se pode criar e recriar a vida
à imagem e semelhança
dos nossos desejos;
e sorrir e cantar, e brincar e dançar,
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e desfrutar de tudo com toda a intensidade,
sem preconceito nem pudor.

Tempo em que cada limitação humana
é só mais um convite ao crescimento;
um desafio a lutar com toda energia
e a tentar algo novo, de novo e de novo
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão especial e tão única
chama-se presente…

E tem apenas a duração do instante que passa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.