Saiba como evitar o stress

O dia 23 de setembro foi instituído como a data de combate ao stress, sobretudo para conscientizar as pessoas e organizações das consequências e dos sintomas do stress vivenciado de forma negativa e para enfatizar a importância da prevenção, para que não alcance o seu nível mais alto, ou seja, a síndrome de burnout (estafa, exaustão) ou que não seja o fator causador de doenças crônicas e/ou desastres que podem impactar indivíduos e organizações.

O stress tornou-se uma das principais preocupações da sociedade, um dos males do século. Não tem como eliminar todos os momentos de stress da nossa vida, pois ele pode ser um mecanismo de defesa muito importante e muito útil, quando utilizado no momento adequado.

As novas tecnologias, principalmente com o uso da internet, estão mudando nossas vidas diariamente, trazendo mais praticidade e rapidez, mas ao mesmo tempo perda de foco e stress. Quando focamos em informações demais, esse grande acúmulo é armazenado involuntariamente em nossas mentes.

A maioria das pessoas se adapta a essa vida estressante, a essa maneira de agir e pensar e considera isso normal ou até mesmo necessário. Importante pensar que existe uma diferença entre pensar e agir de maneira estressante e realmente ter uma vida cheia de fatores estressores.

Existem situações em que vivemos cheias de compromissos, responsabilidades, prazos, cobranças, pouco tempo para fazer a grande quantidade de tarefas e existem casos em que a vida nem é tão atarefada assim, mas nós mesmos somos tão estressados que transformamos uma vida até razoavelmente tranquila num inferno de preocupações. E dessa maneira deixamos de nos permitir viver de maneira mais leve, de gastar mais tempo fazendo o que nos dá prazer, com as pessoas que amamos, de ter momentos para relaxar a mente e exercitar o corpo.

Como evitar o stress?

Pequenos hábitos como respirar de maneira adequada, sorrir e rir com mais frequência, relaxar ou meditar ao longo do dia, boas noites de sono, ter hábitos alimentares mais saudáveis no dia-a-dia podem ajudar a evitar o stress, ou melhor, a reduzir o impacto que os fatores estressores exercem sobre nós.

Podemos preparar o nosso corpo para que ele combata esse stress exagerado, criando um ambiente propício e menos inflamatório, incorporando alimentos mais saudáveis e exercícios físicos  em nossa rotina. Além de nos ajudarem a emagrecer e melhorar o condicionamento cardiovascular, os exercícios físicos nos possibilitam liberar endorfina e outros neurotransmissores que nos ajudam a aliviar o stress e aumentar os sentimentos de prazer.

Priorize e organize seu tempo e suas tarefas do dia-a-dia. Fazer a gestão do tempo de maneira a eliminar o que só consome sem gerar nenhum benefício é um grande começo e em seguida priorizar o que é mais importante e que faça mais sentido para você.

Muitas vezes o stress é criado por nossos pensamentos. Um ponto importante é não considerar todos os pensamentos que surgem em nossa mente como realidade. Uma dica:questione-se!  A meditação, a reflexão e as perguntas adequadas podem nos ajudar no manejo dos pensamentos, melhorando consequentemente o modo como olhamos para nossa vida.

Te convido a acompanhar as dicas da semana de combate ao stress que preparamos para você,  cadastrar-se aqui no blog para receber de presente uma avaliação do nível de stress com resultados personalizados e  um áudio de relaxamento, para você dar um start na vida sem stress. E inscrever-se no canal do Youtube para acompanhar as séries de vídeos, sobretudo as doses de energia positiva e minutos “no stress”.

Além disso, compartilhe com quem você acredita que pode se beneficiar com essas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.