Esquerda ou direita? Qual a sua escolha?

No dia 28 de outubro de 2018 a maioria de nós vai ter a oportunidade de decidir algo muito importante e que vai impactar as nossas vidas pelos próximos anos,  vai afetar e certamente direcionar o futuro da nossa nação.

Esquerda ou direita? Em quem você vai votar?  Não me interessa, pois  não é esse o nosso foco aqui.

O que quero trazer é um momento de reflexão, para você pensar  nas escolhas que têm feito em sua vida, nas consequências  e o que você  deseja para o seu futuro e da sociedade em que vive.

Assim como decidimos em quem votar, na nossa vida fazemos escolhas o tempo todo. O ponto positivo é a liberdade em poder fazê-las!

E eu ainda ouço muito a seguinte frase das pessoas: – Eu tive que fazer isso, não tive escolha.

A pessoa tem escolha sim, mesmo que decida não fazer nada. Antes, quando alguém me dizia isso eu perguntava se a pessoa estava com uma arma na cabeça, mas pensando bem, até nessa situação a pessoa tem mais de uma opção.

Sob pressão, numa emergência, agimos de maneira mais automática, porém, quando podemos pensar e analisar é outro caso. Tudo na vida é uma questão de escolha! Você pode escolher o sorriso ao invés da tristeza, o amor ao invés do ódio, a generosidade ao invés do egoísmo, a paz ao invés da guerra. Em outras palavras, você pode ter o controle de toda a sua vida apenas tomando decisões conscientes.

A grande verdade é que escolher na maioria das vezes não é nada fácil, por isso as pessoas se esquivam da responsabilidade. Requer muita reflexão, abnegação e sabedoria. E no final ainda tem as consequências de tal decisão, pois não é possível ter 100% de certeza em nada na vida e sempre haverão perdas e ganhos. Em resumo, é preciso correr riscos.

Quantas vezes não desistimos de alguma coisa pensando nas inúmeras situações que julgamos não serem boas? Pensando nos obstáculos, nas dificuldades, nas perdas diante daquela decisão!

Conforme mencionei, qualquer escolha terá suas consequências e dificuldades e, sinceramente, algumas decisões serão assertivas e outras não, mas o importante é aprender com elas e da próxima fazer diferente. Suas escolhas têm 50% de chance de darem certo e 50% de chance de darem errado. 

A dica de hoje é que você reflita sobre suas atitudes, saiba que não existe certo e nem errado, existe o que te faz bem e o que te faz feliz,  sem agredir ou fazer mal ao outro, ou seja, respeitando as diferenças. Se você estiver realmente consciente das suas escolhas e das consequências, certamente você terá resultados mais assertivos.

A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que você sinta vontade, mas tenha responsabilidade e maturidade para assumir as conseqüências destas ações, e não se esqueça que o autoconhecimento é muito importante nessa jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.