Hand Spinner: será que essa é a solução para o alívio do stress?

A febre do momento é esse brinquedo hand spinner e um dos benefícios que consta é o alívio do stress e da ansiedade.

Fico aqui me perguntando se esse alívio do stress e da ansiedade é para os pais das crianças que utilizam o brinquedo…..ou do usuário do brinquedo.

handspinner

Fato é que minha sobrinha apareceu lá em casa com esse brinquedo e perguntei à ela, que tem 9 anos, se isso realmente alivia a ansiedade…. ela me respondeu que achava que sim, mas que não sabia explicar direito!

Eu tive então a oportunidade de testar e minha conclusão foi que o hand spinner entretém a pessoa, seja criança ou adulto, e a mantém concentrada e focada nele: no movimento e nas cores.

No momento em que nos focamos em algo, esquecemos o restante das coisas, o que nos aflige, as preocupações, as distrações, os automatismos e tudo mais.

Funciona como um estado hipnótico: que é o foco num só ponto, sem perceber e nem se importar com o que acontece à sua volta. Sobretudo quando é algo que nos distrai com cores, movimento…. podendo até ativar a criatividade, fazendo com que as pessoas encontrem outras formas de utilização, sobretudo as crianças, desenvolvendo novos caminhos neurais e portanto servindo também como uma ginástica cerebral , além de nos auxiliar na troca de maus hábitos pela utilização do brinquedo. Alguns benefícios encontrei, então acabei comprando para incluir no meu espaço de atendimento, o Espaço Meus Miolos.

Diante da minha percepção, é um recurso a mais sim para controlar a ansiedade e o stress por um determinado momento e em determinadas situações, porém isso não resolve os sintomas ou mesmo não é o único recurso a ser utilizado, até porque não exitem evidências científicas.

foco5

Isso nos faz atentar para algo muito importante que é o foco, no que estamos nos concentrando em nosso dia-a-dia e se essa habilidade é algo que precisamos desenvolver. Quando eu utilizo a palavra foco, quero dizer concentrar-se no que vai auxiliar no processo de resolução de um problema, por exemplo, e não no problema em si. Quando focamos no passado ou em futuros negativos, perdemos a oportunidade de desenvolver o nosso foco no presente, no positivo, do que há de bom em tal situação, por pior que pareça.

Fica então aqui um convite:  a trabalhar o foco positivo, sair do problema e das adversidades e buscar soluções, utilizando seus recursos internos e a criatividade,  pois a mudança de foco provoca a mudança de estado emocional.

Em resposta à pergunta do título, podemos concluir que tendemos a nos interessar por resultados milagrosos, porém  não existe algo tão simples e fácil que possa resolver e mudar instantaneamente nosso estado emocional, eliminar o stress e a ansiedade ou mesmo qualquer problema. Cabe a cada um questionar-se sobre isso e desenvolver estratégias, habilidades, novas alternativas e pensamentos para lidar com tais situações, para reagir ou agir de maneira diferente. E a outra dica que é para cadastra-se aqui no blog Meus Miolos para acompanhar as dicas e conteúdo e conhecer mais do programa anti-stress Levemente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.