Ginástica cerebral: Atenção seletiva

cerebro

Antigamente (não sei precisar a data) acreditava-se que quando nos tornávamos mais velhos, os neurônios iam se degradando e com isso nossas habilidades cognitivas  estacionavam.

Porém, tudo mudou quando os cientistas conseguiram evidências de que as habilidades do cérebro são plásticas, ou seja, a capacidade cerebral muda de acordo com diversas experiências.  Dessa forma, novos comportamentos, novos aprendizados e mudanças podem estimular o cérebro a criar novos caminhos neurais.

Pesquisadores descobriram que alguns tipos de atividades podem afetar mais o cérebro que outras e quando repetida diversas vezes, o cérebro tende a percorrer os mesmos caminhos neurais. Então para continuar o processo de mudanças e de atividade cerebral precisamos viver experiências novas e desafiadoras.

No blog Meus Miolos no hemisfério esquerdo criei um espaço para os nossos miolos e aqui você pode encontrar jogos educativos. Esses jogos serão utilizados também com esse intuito, ou seja, de desafiar as nossas  habilidades cognitivas e desenvolver a nossa massa cinzenta . E saiba que quanto mais você treinar, maiores as chances de aumentar os caminhos neurais e de neurônios reserva.

Que tal começar hoje a fazer um exercício para treinar os seus miolos através da atenção seletiva?

Atenção seletiva é a capacidade de escolher se concentrar em apenas um estímulo e ignorar os outros quando exposta a dois ou mais. Uma boa atenção seletiva possibilita você se concentrar mais em uma determinada tarefa, produzir mais e evitar ou reduzir a quantidade de erros.

É importante ter a capacidade de alternar a atenção entre vários estímulos e essa flexibilidade cerebral melhora proporcionalmente  à sua prática e treino. O objetivo é você acessar vários estímulos aos mesmo tempo e conseguir se concentrar em apenas um deles, ou seja, selecionar as informações importantes e ignorar as irrelevantes.

Os estímulos enviados para o cérebro podem ser visuais, olfativos, sonoros, gustativos ou táteis, porém em determinado momento o cérebro é incapaz de assimilar todos eles, e acaba por utilizar a atenção seletiva como estratégia para filtrar as informações.

Então vamos começar a ginástica cerebral?

A primeira tarefa para trabalhar a atenção seletiva deve ser realizada durante 10 dias durante 30 minutos aproximadamente.

Quando começar a ficar fácil, passe para a fase seguinte ou aumente o tempo de realização, ok?

Fase 1)

Ligue a televisão em alguma reportagem, jornal ou documentário e ao final faça um resumo de tudo o que foi dito. Você deve escrever num papel.

Ao mesmo tempo em que assiste a televisão, coloque num fone de ouvido em apenas um dos ouvidos uma música cantada na mesma língua que a reportagem da televisão: pode ser uma rádio ou ainda então outras músicas do seu arquivo pessoal.

Importante ressaltar que ambas devem ser ligadas a um volume audível e semelhantes.

Fase 2)

Ligue num aparelho de som um audiobook ou uma poesia falada que você não conheça, algo que seja novo para você. E preste atenção ao conteúdo, pois ao final deve fazer um resumo escrito do que foi ouvido.

E ao mesmo tempo ligue a televisão numa novela ou programa de televisão que você costuma assistir.

Importante ressaltar que ambas devem ser ligadas a um volume audível e semelhantes.

Fase 3)

Pegue uma revista com temas diferentes dos que costuma ler e leia uma ou mais matérias. Ao final você deve fazer um resumo de tudo o que aprendeu com o conteúdo da matéria.

Ao mesmo tempo ligue uma música na mesma língua da revista  com o fone de ouvido em ambos os ouvidos e volume um pouco mais alto que o ouvido normalmente.

Fase 4)

Pegue uma revista com temas diferentes dos que costuma ler e leia uma ou mais matérias. Ao final você deve fazer um resumo de tudo o que aprendeu com o conteúdo da matéria.

Procure na internet um vídeo na internet de algum assunto de interesse e ligue ao mesmo tempo em que lê as matérias da revista.

Fase 5)

Nessa fase, você deve trocar os programas de televisão e novelas por filmes ou documentários legendados e o conteúdo audível por poesias faladas ou audiobooks.

Num primeiro momento, faça o resumo do que assiste na televisão e depois resuma a poesia ou audiobook.

atenção seletiva

É isso aí!! A atenção seletiva tem grande influência sobre a aprendizagem  pois nos ajuda a manter o foco de atenção na aula ou no livro, evitando distrações e proporcionando um bom  e crescente desempenho.

Esses foram treinamentos realizados por profissionais para desenvolvimento e reabilitação de funções cerebrais  da área de linguagem devido às lesões cerebrais oriundas de um AVC que eu sofri e podem ser utilizadas para melhrorar a concentração.

Bom treino e nos encontramos no próximo exercício! Comente aqui abaixo e diga o que achou e o que aprender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.