Terapia do riso: um método que gera muitos benefícios também para as organizações.

sorriso 2

A terapia do riso ou risoterapia é uma técnica antiga e utiliza métodos simples e prazerosas, como respiração, mímicas e sons que provocam risadas, ocorre o desbloqueio de sensações e emoções que ficaram registradas em nosso corpo.
Eu, Isabela Capelão, sou uma estudiosa do comportamento humano,  treinadora e já realizei vivências,  conheço os métodos e benefícios da terapia do riso, que englobam técnicas de várias áreas como psicologia positiva, programação neurolinguística, gerenciamento do stress, hipnose e outras.

Algumas empresas já se aderiram a essa atitude de proporcionar risadas e bom humor dentro da organização, devido aos benefícios cientificamente registrados. A Ormimáquinas, empresa localizada em Belo Horizonte, felizmente é uma delas e afirmo que esse tipo de trabalho contribui para o aumento do controle emocional, que é importante para o sucesso profissional e pessoal.

Muitos podem pensar que esse tipo de atividade é apenas uma distração e destinada a alguns níveis hierárquicos ou perfis de pessoas dentro de uma organização ou somente como cura para aqueles que estão doentes. Trata-se de mudar um padrão emocional e muitas vezes até cultural, de trocar crenças de que rir demonstra falta de seriedade ou falta de comprometimento nos negócios .

Ao contrário: a vida se torna muito mais fácil quando sorrimos!

Confira os benefícios dessa prática:

– aumenta a capacidade de tomar decisões conscientes;

– proporciona o autoconhecimento e a autopercepção;

– estimula o controle emocional;

– libera emoções, elimina o medo de sentir;

– proporciona tranquilidade, alívio do estresse e da ansiedade;

– aumenta a vitalidade e a motivação;

– aumenta o clima e a interação entre as pessoas no ambiente de trabalho;

– aumenta o nível de produtividade e criatividade;

– proporciona melhoria na qualidade de vida.

Além disso, estudiosos afirmam que boas risadas ajudam na prevenção de doenças e é um complemento na conquista do bem-estar físico e psíquico do indivíduo.

Explicando cientificamente, o riso promove maior oxigenação e envia um sinal ao cérebro, por meio do hipotálamo para que ele produza uma quantidade de substâncias, as endorfinas, que proporcionam ao organismo a sensação de prazer e alívio das tensões e dores, através do seu efeito analgésico e terapêutico. Nesse momento, o indivíduo não pensa mais em nada e deixa um pouco o racional de lado, trabalhando o lado direito do cérebro e estimulando a criatividade.

Importante salientar que o riso inadequado, em ambientes ou situações fora do contexto da terapia, críticos ou ofensivos, podem ser uma desvantagem para o indivíduo e distrair o colaborador em ambientes de trabalho.

Acompanhe alguns trechos em dois vídeos da atividade Terapia do Riso realizada por Isabela Capelão na Semana da saúde e bem-estar.

Aproveite para dar boas risadas! Se quiser saber mais ou contratar para a sua empresa, entre em contato.

 

 

Um comentário

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.