Seja honesto consigo mesmo

Sabiamente, Renato Russo já disse em uma de suas composições que mentir para si mesmo é a pior mentira.

Se você mente para si e começa a acreditar que tal coisa é uma verdade está cometendo a maior das desonestidades, o que interfere na maneira que você se comunica, se relaciona e encara a vida.

O auto engano é um mecanismo de defesa muito comum no ser humano e, uma vez ou outra, já nos deparamos mentindo a respeito de algo, como por exemplo o peso, a altura, a idade, aumentamos ou reduzimos o tamanho de um acontecimento ou o  tamanho dos nossos resultados, da nossa performance, dentre outras situações.

Qualquer atitude, por mais negativa que seja, tem sempre um motivo, uma utilidade,um ganho secundário por trás daquela intenção. Por exemplo, quando colocamos o relógio para despertar alguns minutos mais cedo é para nos enganarmos e acreditarmos que vamos dormir mais.

E então, por quê fazemos isso?

O autoengano é uma das armadilhas da nossa mente e ocorre de maneira inconsciente. Ocorre quando nos convencemos que uma situação é verdadeira, quando na realidade é falsa.

Existem diferentes tipos de autoengano, alguns mais frequentes do que outros e com diferentes efeitos e consequências.

Uma das maneiras mais sutis é mentir para os outros para convencer a si mesmo. São aquelas situações onde a pessoa conta as suas histórias, situações e percepções de forma distorcida. Inicialmente ela pode estar consciente desta pequena distorção da realidade, mas, com o tempo, passa a acreditar nessa realidade. E muitas das vezes os outros percebem que aquilo que está sendo contado é uma “balela” e dessa forma, o único enganado é a própria pessoa. Um exemplo é levar um mérito de alguma capacidade que não possuímos, para elevar as nossas competências em algo que não acreditamos ou que ainda não conseguimos.

Existem  situações em que a pessoa mente para si mesma buscando se convencer de que a sua decisão está correta, e é útil para evitar o desconforto do fracasso por não ter satisfeito a sua necessidade. O efeito psicológico é alcançado porque a pessoa decide transformar uma situação real (não ter conseguido alcançar um objetivo) em uma mentira que a tranquiliza (a meta não vale a pena).

Outra maneira de autoengano é a justificativa, ou seja, a pessoa continua se esforçando para alcançar um objetivo que muitas vezes não se encaixa no seu sistema de princípios e valores. Nessas situações, tal pessoa precisa se esforçar muito para alcançar um objetivo, mesmo não sendo tão atraente, e para confirmar que o seu objetivo é importante, acaba acreditando nisso para justificar o investimento ( tempo, dinheiro ou esforço) e livrar-se do dever de se sentir aceita ou não culpada.

Outro tipo de mentira em forma de justificativa é buscar consolo pelos seus erros e responsabilidades culpando algo externo. A mentira consoladora nos protege porém, se mantida durante muito tempo, nos impede de crescer e de enfrentar os problemas de maneira assertiva e madura.

O autoengano é um fenômeno psicológico muito comum e, até certo ponto, normal.  A pessoa que usa o autoengano não desafia a si mesma e permanece na sua zona de conforto e, ao invés de buscar desenvolver as habilidades necessárias para alcançar os seus objetivos, continua mentindo para si mesma. Esta mentira pode não interferir tanto na vida do indivíduo inicialmente , porém quando passa a ser mais comum no dia-a-dia, corre o  risco de viver de maneira falsa,  o que interfere (e muito) nos relacionamentos conjugais, familiares, entre amigos e no trabalho.

Se você passa muito tempo tentando se convencer de que é alguém diferente do que você realmente sente ser, sua vida será muito mais difícil do que precisa ser.  Então o melhor é ser honesto consigo mesmo e para isso é essencial o autoconhecimento e uma profunda reflexão pessoal, para que o impacto desses autoenganos não interfiram no seu processo de realização e conquistas pessoais e profissionais.

Algumas vezes, você sabe que está mentindo para si mesmo, mas a voz interior que o estimula a se enganar grita muito mais alto. Permita-se descobrir essas mentiras que você diz a si mesmo e não se culpe demais por elas, isso tudo vai ajudá-lo a passar por cima delas de forma mais tranquila, e o permitirá superar essa questão e viver de forma mais leve e satisfatória.

O convite hoje é para que você seja honesto(a), sincero(a) com você mesmo(a) para seguir cada vez mais na direção das metas que você realmente gostaria de alcançar. Desmascare essas mentiras e encare o novo.

Se precisar de auxílio nesse processo, conte com a gente. A Meus Miolos possui estratégias e ferramentas para facilitar esse processo, para que você aprenda a encarar a realidade, frente a frente, como ela é e a criar maneiras para transformá-la no que você gostaria que ela fosse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.