Crie novos padrões e reinvente a história da sua vida

história de vida

As experiências que tivemos quando crianças nos marcam para sempre. Seja a criação, as pessoas que nos deram exemplos, a família, as vivências de situações agradáveis ou não. São esses acontecimentos que formam nossa personalidade e que criam as nossas atitudes ao longo de nossas vidas. Estas atitudes se baseiam em nossos valores e naquilo que acreditamos.

Porém, não há nada escrito nas estrelas, em nosso destino ou pré-determinado de que algumas pessoas vão ter sucesso na vida e outras não.

Levando isso em consideração, uma das constatações mais importantes que tive foi como nós criamos regras para nossas vidas, convicções sobre vários aspectos que nos fazem acreditar em verdades absolutas, crenças que nos limitam e que, muitas vezes, nos impedem de seguir em frente, nos travam.

Mesmo quando há saída, quem aprendeu que não adianta reagir diante de problemas, nem procura solução, pois segundo a crença que ele mesmo criou: Se não vai dar certo mesmo, para que tentar?

bonecos de corda

Nós criamos histórias para nós mesmos e, muitas vezes, elas irão se tornar verdades absolutas. Se você se convence  de que é um perdedor, um fracassado, quem é que vai dizer o contrário, se você mesmo cria evidências disso o tempo inteiro? Essas evidências reforçam as regras e as mantêm como verdade, tirando o controle da situação e nos impedindo de alcançar resultados melhores em determinado aspecto de nossa vida. Os neurocientistas nomearam de impotência aprendida.

Existe uma forma de explicar esse processo cientificamente que eu pessoalmente gosto muito, pois é bem clara e simples.

O cérebro é capaz de modificar seu funcionamento de acordo com os estímulos que recebe. Isso significa dizer que, dependendo das circunstâncias externas, o cérebro pode reforçar um circuito de neurônios que nos incentiva a reagir ou outro que, ao contrário, nos estimula a desistir.

neuroplasticidade

A neuroplasticidade é a habilidade do cérebro de se reconfigurar segundo os estímulos que recebe e de treinar sistematicamente a adoção de um novo padrão de pensamento. Por exemplo: enxergar aspectos positivos e vislumbrar oportunidades de ação onde antes só se via o lado ruim e impossibilidades. Nesse caso, um novo circuito neuronal será formado, gravando esse raciocínio. Em situações futuras semelhantes, esse caminho de neurônios será acionado, auxiliando o indivíduo a dar uma resposta mais assertiva ao problema. O aprendizado se dá pelas novas conexões cerebrais e a experiência molda o seu funcionamento.

Essa é a solução: criarmos novos padrões e sistematizá-los até que virem um hábito e substituam os anteriores. O trabalho de Coaching associado à Hipnose e à PNL tal como eu, Isabela Capelão realizo auxilia os clientes a conquistarem exatamente isso!

Depois que comecei a entender esses conceitos e a prestar mais atenção às crenças e regras que me limitavam e que mantive durante tantos anos, resolvi dar um basta. Eu praticamente agi durante muitos anos para manter essas histórias. Agora troquei todas elas por novas, mais interessantes e mais benéficas, me tornando assim uma pessoa infinitamente mais feliz.

Print

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.