7 Passos para você se realizar na carreira

Pronto! Depois de analisar os sete sinais que indicam uma insatisfação, você percebeu que precisa mudar de carreira  para ser uma pessoa mais realizada e feliz. Então, agora que já decidiu, como pode fazer essa transição?

Realizar uma mudança implica em aumentar o autoconhecimento, em analisar o caminho que está sendo seguido e as escolhas que estão sendo feitas. Por isso, é importante ter consciência de que, em qualquer escolha, existem perdas e ganhos, e que a ajuda de um profissional pode te ajudar a seguir pelo melhor caminho possível, contornando os obstáculos e chegando ao objetivo traçado.

Além disso, encontrar um trabalho ideal, uma carreira bem alinhada com os seus valores e objetivos envolve três questões básicas: autoconhecimento, conhecimento do mercado e planejamento.

Siga os sete passos abaixo para começar esse processo de reinvenção da sua carreira.

Passo 1: Avalie qual o grau de descontentamento, de 0 a 10 e qual o motivo.

– Responda à pergunta: De 0 a 10, qual o seu grau de descontentamento e qual o motivo, ou seja, o que está gerando essa insatisfação.

Leia o post anterior clicando aqui , sobre os sete sinais que indicam que você precisa repensar sobre sua carreira e identifique os principais aspectos que geram insatisfação no seu trabalho.

Passo 2: Liste os seus interesses, talentos, o que o deixa motivado.

Essa ação é bem simples e é gostosa de fazer. É o ponto de partida para encontrar a sua carreira ideal.

Basta separar um tempo e um local onde esteja tranquilo, pegue uma caneta e um papel ou o seu caderno de anotações e em cada página preencha as listas.

Primeiramente os seus interesses, ou seja, tudo aquilo que você gosta de fazer. Em seguida, a lista dos seus talentos, ou seja, tudo aquilo que você faz bem naturalmente e não precisa fazer tanto esforço.

E na outra lista, escreva o que te motiva, ou seja, o que te faz agir. Escreva o máximo que puder, até se esgotarem as palavras.

Passo 3: Pesquise e identifique o tipo de trabalho que lhe daria oportunidade de atender seus interesses e utilizar os seus talentos.

De posse de toda essa lista, chegou o momento de analisar o meio externo e explorar as possibilidades, pesquisar as profissões que existem, analisar as opções de trabalho no meio digital, online e presencial. E então identifique quais seriam os tipos de trabalho que mais se enquadram ao seu estilo.

Passo 4: Identifique quais competências você precisa desenvolver para construir essa carreira.

Agora que você já identificou os trabalhos que mais se adaptam, é o momento de pensar e listar as competências necessárias para o exercício profissional dessa área e obter sucesso. Essa é a fase de preparação.

Dentre essas competências elencadas, identifique aquelas que você possui e as que precisa aprimorar para alcançar os resultados desejados.

Passo 5: Analise as oportunidades e desafios do mercado nessa área.

Esse é o momento de analisar o mercado externo, fazer uma pesquisa, conversar com pessoas que já atuam nesse segmento, verificar quais são as oportunidades e variações, os desafios enfrentados nesse meio, explore, seja curioso. Esse é o momento de levantar oportunidades e ameaças.

Aproveite também para identificar os seus diferenciais.

Passo 6: Monte um plano de ação e os primeiros passos a serem dados.

Chegou o momento de se planejar, ou seja, definir metas, prazos para serem realizadas e como chegar ao resultado desejado. Transforme esse desejo em um objetivo claro, concreto e viável. Porém, sem ação, nenhum planejamento gera resultado, por isso é importante aqui que você determine os primeiros passos a serem dados.

E não se esqueça de comemorar cada um desses passos dados e dos objetivos alcançados, mesmo que sejam pequenos.

Passo 7: Desenvolva-se: faça cursos, treinamentos, workshops, um processo de coaching.

O desenvolvimento é necessário, sobretudo para você se diferenciar, se tornar conhecedor na área de atuação e até uma referência. Além disso, se for uma área diferente da qual tem atuado nos últimos tempos, é importante se atualizar. Fazer cursos, treinamentos e workshops são um grande passo. E hoje em dia existem vários gratuitos e online, inclusive de universidades renomadas. Aproveite para listar todos esses cursos que deseja e precisa fazer. Porém, não deixe que isso te paralise e nem fique esperando concluir inúmeros cursos para começar.

Se você quiser um acompanhamento mais direcionado e com resultados mais assertivos, fazer um processo de coaching para realizar a transição de carreira é uma excelente opção, além de agilizar esse processo com a ajuda de um profissional. Que tal começar?

Saiba que nós estamos disponíveis e prontos para auxiliar os seus miolos nessa caminhada.

Gostou do post? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Copyright © 2014-2017. Desenvolvido por Atlas Design.