O Bom humor e os relacionamentos

arte blog Bom humor

Você já parou para pensar sobre como o bom humor é importante para nossas relações e para a vida? Os relacionamentos que estabelecemos com pessoas de nosso convívio são uma parte importante do nosso cotidiano e afetam nossa saúde e bem-estar.

Ficar ao lado de pessoas bem humoradas é muito bom, não é mesmo? Elas são sempre bem-vindas, dão um clima diferente ao ambiente, tornam encontros mais descontraídos e divertidos, são mais interessantes e conquistam a todos com a sua alegria e simpatia.

O senso de humor é uma característica fundamental na vida e na manutenção dos relacionamentos interpessoais, é uma ferramenta eficaz para superar qualquer incômodo ou vergonha, para descontrair em situações tensas e quebrar o gelo. E se faz ainda mais necessária nos momentos de dificuldades, pois ajuda na superação, na maneira de encarar os problemas e de encontrar soluções.

É possível evitar muitos confrontos e resolver discussões e diferenças com bom humor, já que tal característica pode ajudar a dizer coisas que de outra maneira poderiam ser difíceis de expressar. Nas relações já estabelecidas, ajudar a não acumular a raiva ou frustração.

É preciso entender que o senso de humor deve adaptar-se às circunstâncias. Usá-lo sem sarcasmo e sem ironia. Ter bom humor não significa ser inconveniente e buscar graça onde não existe. Uma piada ou um comentário “mesmo que seja engraçado”, fora de hora, pode ferir profundamente a outra pessoa.

Cada vez mais surgem evidências científicas sobre a importância e a influência do bom humor para a saúde física, mental e emocional das pessoas. O bom humor e o riso estimulam o sistema imunológico, aumenta a disposição, diminui as dores e te protege contra os efeitos negativos do stress.

Dentre os benefícios emocionais estão a redução da ansiedade e do medo, o entusiasmos perante a vida.

No âmbito social o bom humor e o riso contribuem fortalecendo os relacionamentos, aprimorando o trabalho em equipe, promovendo a união das pessoas e ajuda a resolver conflitos com mais facilidade, além de melhorar o clima organizacional.

Lembrando que ter bom humor é muito importante para os relacionamentos afetivos, na verdade esse é um ingrediente que não pode faltar. Casais que cultivam o bom humor, convivem de forma mais tranquila e são mais tolerantes um com o outro. Quando levamos na esportiva os problemas ou conflitos, evitamos discussões desnecessárias, que podem se transformar em verdadeiras avalanches de agressividade e de mágoa dentro de um relacionamento.

Seja qual for o problema, é possível enfrentá-lo utilizando o humor para ajudar a resolvê-lo e fortalecer o relacionamento. Compartilhar o prazer do bom humor cria uma sensação de intimidade e conexão entre duas pessoas, qualidades que definem relacionamentos de sucesso e sólidos. Quando você ri com outra pessoa, cria-se um vínculo positivo entre ambos. Essa união age como um forte amortecedor contra o stress, desacordos, decepções e os maus tempos em um relacionamento.

Você sabia que o riso pode movimentar cerca de 400 músculos e que uma boa risada também serve para queimar calorias? Os benefícios do riso não param por aí, o riso pode aumentar a imunidade, reduzir os hormônios do stress, relaxar os músculos e ainda prevenir doenças cardíacas, esses são alguns benefícios físicos para a saúde.

Pesquisas realizadas na Universidade da Califórnia descobriram que rir relaxa os músculos tensos, restringe a ação de hormônios responsáveis pelo estresse, diminui a pressão sanguínea e eleva a absorção de oxigênio no sangue. Além disso, a risada pode combater o risco de infarto.

Nunca é tarde para desenvolver o lado brincalhão, travesso e divertido que tanto gostamos ver nos outros. Muitas pessoas não se enxergam assim e estão muito preocupadas em como vão parecer diante dos demais. Esse medo do ridículo ao tentar ser engraçado diante dos demais é muito limitante.

Já percebeu que, quando alguém tem a coragem de romper os paradigmas e dar uma boa gargalhada, queremos logo saber qual o motivo e ficamos ansiosos para sorrir juntos? É que sorrir torna a vida mais leve e as relações também. Aliás, a leveza é um dos primeiros impactos positivos que o bom humor proporciona numa relação.

Algumas dicas importantes para manter o bom humor são: ouvir músicas alegres, praticar exercícios físicos (isso libera endorfinas que melhoram seu humor), passar um tempo com os amigos, dormir bem e não se preocupar e se irritar com coisas pequenas.

Eu convido você a iniciar o dia sorrindo e cumprimentar todas as pessoas ou apenas dar um sorriso durante um dia inteiro e ver o resultado. É recíproco.

Lembrar de momentos alegres, engraçados, em que estava feliz. E experimente essa lembrança por alguns minutos. Isso ajuda a mudar o foco e melhorar o humor.

E pensando nesse contexto, te convido a participar da terapia do riso.

A terapia do riso é uma prática que aumenta o bem-estar, a auto-estima e o bom humor,  de forma saudável, as pessoas aprendem a sorrir e rir mais no seu cotidiano. O evento vai acontecer no dia 30 de julho às 20h e possui uma hora de duração. Clique aqui e faça sua inscrição.

Ah, e no próximo programa da Revista BHNews vamos abordar esse assunto: humor, amor e relacionamentos, com a participação da sexóloga e psicóloga Enylda Motta. O programa vai ao ar no dia 11 de junho, segunda-feira às 17 horas no canal 14 da net e no YouTube, no canal da BHNews TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.