Concentre-se no agora

ARTE PARA O BLOG mindfulness

Mindfulness é uma tradução para o inglês da expressão Sati e é definido como atenção plena ou estar atento, em português.  São técnicas laicas e objetivas de treinamento da atenção que favorecem a presentificação da experiência, isto é, o dar-se conta da tarefa, experiência ou fenômeno tal como ele é experimentado no momento presente, com uma atitude de abertura, aceitação e não julgamento.

A prática de Atenção Plena foi originalmente estruturada para o ocidente, no final da década de setenta,  com o objetivo da promoção da saúde e redução do stress e da ansiedade (Universidade de Massachusetts/EUA).

Manter um estado mental mindfulness baseia-se em direcionar a atenção de maneira consciente e determinada.
Exatamente o contrário do que acontece quando estamos no piloto automático, ou seja, quando agimos sem pensar, de forma mecânica, reativa e impulsiva, sem prestar atenção exatamente no que estamos fazendo.

A proposta de se praticar mindfulness é a de se incorporar no dia-a- dia comum uma atitude de presença atenta, alerta, momento nas atividades  básicas e vivências cotidianas. Quando praticamos esse tipo de meditação nos focamos no momento presente, ou seja, no aqui e agora. E são vários os benefícios que a prática da técnica oferece, tais como  reduzir o stress, a ansiedade e a depressão,  conhecer quem realmente somos, aumentar a consciência corporal, regular a emoção, dentre outros.

Esses benefícios já são reconhecidos há algum tempo também no mundo corporativo. Nos Estados Unidos, por exemplo, as técnicas de meditação têm contribuído para a formação de líderes mais criativos, produtivos e autoconfiantes. Você sabia que o Google também utiliza a prática do mindfulness em seus programas de inteligência emocional? A prática do mindfulness vêm sendo progressivamente utilizadas, pesquisadas e reconhecidas internacionalmente e é cada vez maior o número de apreciadores que são seduzidos por seus diversos benefícios, aqui no Brasil. O mindfulness já faz parte dos programas de qualidade de vida e gestão do stress oferecidos pela Meus Miolos para organizações com objetivos de promover a saúde e bem-estar no ambiente de trabalho, além de aumentar a produtividade, a satisfação, os relacionamentos e os resultados individuais e da empresa como um todo.

Como praticar o mindfulness?

Há várias técnicas para iniciar a prática do mindfulness. As práticas informais: caminhando, se alimentando, tomando banho, dirigindo, prática de 3 minutos são boas opções para iniciar nas práticas do dia-a-dia.

Vamos começar pela prática da contemplação?

Sente-se de maneira confortável e escolha um objeto ao seu redor. Pode ser uma flor, a folha em uma árvore ou um quadro. Fique em silêncio, olhando para esse ponto por aproximadamente 5 minutos. Perceba os detalhes, os movimentos, suas cores e texturas. Se sua mente “fugir” para outro pensamento, simplesmente retorne sua atenção para o objeto escolhido.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre mindfulness? Preparamos um infográfico com várias informações interessantes dessa prática maravilhosa especialmente para você.

Clique no link a seguir e faça download do infográfico:

http://bit.ly/infograficomindfulness

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


Copyright © 2014-2023.